O Esper Affinity é a mais recente iteração do arquétipo que tem estado presente no Metagame do Pauper há mais de uma década, mas ganhou o status de um dos melhores decks do formato a partir do lançamento de Modern Horizons II.
As transformações atuais do arquétipo para versões sem vermelho se dão pelo lançamento de Cryogen Relic como uma fonte eficiente de vantagem em cartas. Combinado com Glint Hawk e Kor Skyfisher, o novo artefato funciona de forma similar ao Experimental Synthesizer, e a adição de ao deck mantém a consistência já conhecida das listas de Affinity atual, com Refurbished Familiar, Blood Fountain e Eviscerator’s Insight.
A Decklist
Maindeck

O famoso pacote de bounce.
Glint Hawk e Kor Skyfisher possuem corpos eficientes para o seu custo e permitem reutilizar os nossos principais cards. Eles geram valor absurdo com Cryogen Relic, se transformam em “remoções” com Grim Bauble e Tithing Blade e, no pior dos cenários, se transformam em um land drop para o turno se precisarmos de mana extra.

O pacote de Affinity.
Refurbished Familiar possui um dos melhores ETBs do formato hoje, interage muito bem com Glint Hawk e Kor Skyfisher e também oferece mais um corpo agressivo com Voar para pressionar o oponente por um custo baixo.
Myr Enforcer não possui nenhum efeito adicional, mas um 4/4 que pode ser conjurado de graça também garante muita pressão na mesa, enquanto os artefatos com ETB que utilizamos reduzem seu custo rapidamente.

Os artefatos que queremos voltar para a mão e reutilizar.
Cryogen Relic tem sido o principal motivador para os decks de Affinity sem . Além dele funcionar quase como um Experimental Synthesizer azul pelas interações, ele substitui Ichor Wellspring nessa lista e pode ser sacrificado por conta própria ou com Eviscerator’s Insight para gerar mais vantagem em cartas.
Grim Bauble funciona como um Dead Weight que é um artefato e fica em jogo para ser devolvido com Glint Hawk e Kor Skyfisher, permitindo lidar com diversas criaturas pequenas com um único card no decorrer do jogo. No pior cenário, podemos sacrificar para filtrar o topo.
Tithing Blade lida com criaturas maiores em mesas vazias e é uma ótima ferramenta de maindeck contra Bogles e Tolarian Terror. Sua habilidade de Craft é relevante em partidas de atrito.
Blood Fountain coloca dois artefatos em jogo por uma mana para os nossos cards com Afinidade e pode, em jogos longos, devolver criaturas do cemitério para a mão. Alvos comuns incluem dois Refurbished Familiar ou uma combinação dele com uma das criaturas com Bounce. A ficha de Sangue também ajuda a filtrar a mão de draws ruins.
Navigator’s Compass “conserta” a nossa mana enquanto também garante um ganho de vida necessário contra Burn e Red Aggro. Seu custo baixo o torna um bounce fácil com nossos cards e, no late-game, podemos sacrificá-lo para comprar mais cards com Eviscerator’s Insight.

Thoughtcast funciona como um Draw 2 por apenas com alguma facilidade nessa lista e é nossa principal fonte individual de vantagem em cartas, sendo comumente complementado por Eviscerator’s Insight, que pode sacrificar Cryogen Relic para comprar três cards e cuja habilidade de Flashback é extremamente relevante em jogos de atrito.

Cast Down é a melhor remoção incondicional do Pauper hoje e precisamos deste tipo de card para lidar com criaturas problemáticas como Writhing Chrysalis, Priest of Titania, Cryptic Serpent, Murmuring Mystic, entre outros.
Thraben Charm tem diversas funções em um só card. Ele funciona como remoção se tivermos uma posição de mesa minimamente boa, e também atua como hate de cemitério no maindeck contra Spy Combo, High Tide e Mono Blue Terror. A habilidade de Disenchant também garante uma resposta contra Bogles e cards como Makeshift Munitions.
Nihil Spellbomb complementa o pacote de hate de cemitérios no maindeck enquanto também conta como um artefato para Afinidade e como alvo para Eviscerator’s Insight.

Nossa lista é quase inteiramente composta por terrenos-artefato, o que nos deixa vulneráveis a cards como Dust to Dust e Cleansing Wildfire, então uma cópia de Planície é necessária para evitarmos potenciais locks nesses jogos.

Além disso, temos também uma cópia de Bojuka Bog como outro hate de cemitério no maindeck que podemos reutilizar com Kor Skyfisher. Se o Metagame se tornar menos dependente de cemitérios, podemos trocá-lo por um segundo terreno básico ou uma quarta cópia de Vault of Whispers.
Sideboard

Sweepers baratos como Arms of Hadar e Suffocating Fumes são necessários para jogos contra Faeries, Elves, Bogles e também as listas mais go wide dos decks Mono Red.

Por falar em Red Aggro, um set de Hydroblast garante uma forma eficaz de lidar com as mágicas de Burn e com mágicas problemáticas que esses arquétipos utilizam, enquanto Navigator’s Compass garante ganho de vida extra contra Lightning Bolt e Chain Lightning.

As cópias extras de Nihil Spellbomb e Thraben Charm garantem mais proteção contra decks baseados em cemitérios, com Thraben Charm sendo relevante também contra Bogles e arquétipos onde precisamos de mais remoções pontuais.

Duress é uma resposta geral contra arquétipos onde precisamos lidar com cards-chave específicos como High Tide ou onde esperamos muitos cards de não-criatura e/ou precisamos de mais informações dos recursos do oponente antes de fazer determinadas jogadas.
Dust to Dust continua muito presente nos Sideboards porque Affinity é um deck popular, mas comparado a outros tempos, tenho sentido menos necessidade de usá-lo pelo menos em Ligas. Ele ainda é um dos melhores cards brancos do Pauper e um dos principais meios de resolver a mirror, mas não é tão eficaz em lidar com Jund Wildfire e temos menos arquétipos muito dependentes de artefatos no atual Metagame.
Guia de Sideboard
Mono Blue Terror
IN

OUT

Jund Wildfire
IN

OUT

Mono Red Rally
IN

OUT

High Tide
IN

OUT

Faeries
IN

OUT

Grixis Affinity
IN

OUT

Elves
IN

OUT

Spy Combo
IN

OUT

Bogles
IN

OUT

Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!













— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment