Magic: the Gathering

Deck Guide

Legacy: Eldrazi Linebreaker Aggro - Deck Tech e Guia de Sideboard

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Os Eldrazi estão mortos! Vida longa aos Eldrazi! O banimento de Sowing Mycospawn derrubou o deck das monstruosidades incolores do topo do Metagame, mas eis que não está morto o deck que pode jazer eternamente e, nessas eras estranhas, o Eldrazi não pode morrer.

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Apresentação

Olá, minha querida comunidade do Legacy! O assunto hoje é a volta dos que não foram!

Quando Sowing Mycospawn foi acertado pelo martelo do banimento, o Eldrazi Aggro era um dos principais decks do formato. A pancada foi forte, o deck despencou de produção e não parecia que iria se recuperar. E, de fato, aquele deck não se recuperou.

Mas a base dele foi buscar apoio em outra carta de Modern Horizons 3, e eis que temos um novo competidor no Meta!

Furando Linhas

Loading icon

Quando MH3 e todo aquele suporte aos Eldrazi foi lançado, eu sinceramente achei que o deck ia pender para o Vermelho e não para o Verde, pois acreditava que o deck faria melhor uso da agressão fornecida pelo Eldrazi Linebreaker do que do valor gerado pelo Sowing Mycospawn. Claramente, eu estava enganado nesse aspecto. Mas agora que o Eldrazi Verde (oficialmente todos são Incolores!) não é mais uma opção, enquanto o deck passeava pelos tiers de baixo do formato, o Eldrazi voltou a ser considerado. Aos poucos, o deck começou a ganhar tração de novo e os seus números começaram a subir. Hoje ele é novamente um dos principais decks Aggro do formato e muito disso pode ser atribuído ao Eldrazi Linebreaker.

Sozinho, o Linebreaker já bate 4/3 com atropelar e ímpeto, mas o seu valor é realmente amplificado quando você coloca os Tokens de Eldrazi Spawn, que o deck consegue gerar em grande quantidade com Glaring Fleshraker e Kozilek’s Command, na conta. Não só a habilidade do Linebreaker se beneficia do bônus extra gerado pelos Tokens, como ela também pode transformar esses Tokens em uma ameaça ofensiva, particularmente interessante em jogos definidos pelo atrito onde cada recurso conta.

Construção do Eldrazi Linebreaker Aggro

Loading icon

A lista que de hoje foi usada pelo jogador Capitano_CL para ganhar um torneio Last Chance no Magic Online com 72 jogadores. A base do deck ainda com Sowing Mycospawn foi mantida: 4 de cada Glaring Fleshraker, Thought-Knot Seer, Kozilek’s Command e Chalice of the Void. Também foi mantida a estrutura de mana com 4 de Ancient Tomb, Eldrazi Temple, Cavern of Souls, Wasteland, Lotus Petal, 3 Eye of Ugin e 2 Wastes. A partir daí, começam as novidades.

Como dito acima, Eldrazi Linebreaker entrou no lugar do banido Mycospawn, guinando o deck para um viés mais agressivo. E já que estamos falando em agressão, o deck desenterra da aposentadoria aquele que por um bom tempo era o sinônimo de espancamento incolor: Reality Smasher! O deck usa 2 do monstrão Eldrazi para ter opções extras de inevitabilidade.

Outra carta que já jogava nas listas antigas e que a atual roda em números máximos é Wastescape Battlemage. Aqui, ele tem uso com seus 2 Kickers – o Verde tem muitos alvos no formato e o Azul pode mudar a matemática da corrida nos jogos contra decks agressivos, além de oferecer uma resposta a monstros reanimados.

Devourer of Destiny já jogava anteriormente, mas essa lista aqui optou por trocar o terceiro destes Eldrazi por 1 cópia de Sire of Seven Deaths. Esse bichão de 7 manas é uma opção para ser tutorado por Eye of Ugin e é uma absoluta máquina de dominar a mesa se resolvido – uma proposta bem possível quando Cavern of Souls está na brincadeira. Decks agressivos simplesmente não têm maneiras tranquilas de passar por cima dessa coisa e ele bate e defende ao mesmo tempo, graças à Vigilance e Lifelink.

Fechando o deck, temos coisas interessantes na base de mana. Grim Monolith já aparecia com frequência, tanto para acelerar seus Eldrazi mais caros ou turbinar seus Kozilek’s Command quanto para servir de saída para Blood Moon. Faz sentido agora que o deck roda Smasher e Sire. Devido às manas coloridas de Linebreaker e Battlemage, Secluded Courtyard complementa as Cavern e Petal para gerar essa mana.

Por Que Jogar com o Eldrazi Linebreaker no Legacy?

Para quem gosta de um deck agressivo, mas longe de ser indefeso, o Eldrazi é um prato cheio. Ele bate forte e tem Chalice of the Void e Thought-Knot Seer (e em alguns casos, Wastescape Battlemage) como disrupção.

Kozilek’s Command é uma carta toda errada e capaz de coisas obscenas quando aliada a Glaring Fleshraker. E se você é como alguns amigos meus que investiram bastante no deck e viram seu investimento comprometido com a remoção do Mycospawn, é sempre legal ver suas cartas jogando de novo.

Mulligan

Como o Eldrazi é praticamente um Stompy e não roda cantrips, sua mão inicial é crucial. Devourer of Destiny pode ajudar a manter algumas mãos, já que ele cumpre um pouco essa função. Eye of Ugin na mão inicial pode mudar radicalmente a funcionalidade dela.

Exemplos de mãos:

Loading icon

Embora essa mão ameace um Seer no 2 e um Smasher incounterável no 3, ela é vulnerável demais a descarte e, mesmo com muitos terrenos, pode ser jogada demais para trás com 1 Wasteland. Eu não arriscaria. Veredito: Mulligan.

Loading icon

Aqui temos o contrário. A mão é devagar na aceleração, tem poucos terrenos e não garante pressão no oponente. Veredito: Mulligan.

Loading icon

Essa mão é muito interessante, com várias linhas de jogo. Você pode abrir de Temple, Petal, Fleshraker, abrindo a possibilidade de Monolith, Token, Seer ou abrir de Terreno, Petal, Monolith, com a possibilidade de bastante mana no 2. Há jogo aqui. Veredito: Keep.

Loading icon

O que torna essa mão válida é o Devourer, que deve garantir um turno 2 mais tranquilo. As 2 Wasteland podem ganhar tempo enquanto você desenvolve seu jogo. Veredito: Keep.

Construindo o Sideboard

Como é de se esperar em um deck sem cantrips, o seu side não tem muito espaço para firulas: Faerie Macabre e Unlicensed Hearse para enfrentar a ameaça do formato, sendo que Hearse também tem uso contra outros decks Tempo, já que ajuda a manter Barrowgoyf e Murktide Regent sob controle.

Dismember ajuda a manter decks de combo baseado em criaturas como Nadu Breakfast e Painter sob controle. Null Rod é una bomba contra Forge, um deck em que sempre aparece.

As últimas cartas valem um parágrafo extra. Ghost Quarter é basicamente uma Strip Mine contra alguns decks do formato e aumenta a redundância das suas Wasteland contra decks como Lands e Forge.

A dupla final, 2 Grim Monolith e Sire of Seven Deaths, é um side pseudo-transformacional que aumenta a sua capacidade de acelerar o 7/7 contra decks que simplesmente não têm maneiras eficientes de lidar com ele, como a Mirror ou Red Prison.

Guia de Sideboard

Dimir Reanimator

Chalice of the Void para 1 é crucial aqui para travar a maior parte do deck deles no jogo 1. Se eles não tiverem a compra de Entomb no 1 em Reanimação no 2, seus Eldrazi são difíceis de lidar. Por falar em Reanimação, seus bichos maiores são um perigo com a opção de serem descartados e recrutados para trabalhar para o lado deles, por isso vão para escanteio pós-side.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Dimir Aggro

Como eles não têm o "Plano A" de Atraxa ou Archon no 2, eles são bem mais vulneráveis aos monstros incolores. Como boa parte das criaturas deles são pequenas, o Wastescape Battlemage perde o impacto.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Forge

De todos os decks agressivos, o Eldrazi é talvez o melhor preparado para enfrentar o Forge: Wastescape Battlemage responde muita coisa do lado de lá, Thought-Knot Seer pode acertar alguma carta chave e seu deck é basicamente invulnerável à grande bomba que é Ugin, Eye of the Storms.

Pós-side, você só remove as cartas mais lentas (e sem alvo, no caso do Devourer) por respostas mais eficientes.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Red Stompy

Red Stompy era de longe o adversário mais complicado e, embora não seja o bicho-papão que era, dá para jogar em volta.

Ambos os jogadores têm cartas mortas em Chalice of the Void e embora os efeitos de Blood Moon sejam fortes, você tem saída em Grim Monolith, Glaring Fleshraker e Wastes. Se você conseguir acelerar o Sire, ele pode ganhar o jogo sozinho, com exceção de um turno quebrado de Broadside Bombardiers por parte dele.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Lands

Suas Wasteland e Wastescape Battlemage fazem muito do seu trabalho nesse jogo. Eldrazi Linebreaker ajuda demais a jogar em volta de Maze of Ith. Hearse ajuda a segurar Life from the Loam, e Ghost Quarter é a 5ª Wasteland.

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Conclusão

Os rumores sobre a morte dos Eldrazi foram claramente superestimados. Demorou um tempo, mas aparentemente o material fornecido por MH3 era bom demais para não se traduzir em um deck, mesmo sem Sowing Mycospawn. Em um formato super-dominado por decks de combo, me traz um sorriso ver um deck agressivo prosperando.

Por hoje é só, pessoal! Um abraço 7/7 e até a próxima!