O Orzhov Control ou Orzhov Ketramose é a iteração mais recente de um arquétipo Tapout-Control voltado para a interação de Ketramose, the New Dawn com diversos cards que exilam permanentes ou cemitérios. Por conta da ascensão do Izzet Cauldron, o deck ganhou mais tração no Metagame do Standard como uma possível resposta contra a melhor estratégia dos formatos — apesar de ainda requerer os resultados necessários para assumir esse posto.
A Decklist
Essa é a lista padrão comumente usada nos Challenges do Magic Online, apenas com algumas mudanças no Sideboard baseadas na necessidade de se adaptar ao Metagame atual, especialmente à ascensão do Izzet Cauldron como deck a ser batido.
Essa lista funciona quase como um Tapout-Control. Tentamos jogar por cima dos Midranges tradicionais enquanto temos respostas baratas contra Aggro e disrupção pontual contra Control, complementados por diversos efeitos que exilam cards dos cemitérios para habilitar Ketramose, the New Dawn, combinado com Planeswalkers e Unholy Annex no topo da curva para fechar a partida.
Nosso maior desafio é, basicamente, jogar em volta. Nós temos um plano específico e precisamos, por vezes, considerar jogadas menos otimizadas para executá-lo, mas o fazer em um turno inapropriado e/ou com um timing ruim pode custar muito caro contra arquétipos como Cauldron ou Red Aggro. Ao mesmo tempo, demorar demais para extrair valor de Ketramose pode nos colocar muito para trás nas partidas de atrito se nosso oponente se antecipar com cards como Enduring Curiosity ou Kaito, Bane of Nightmares, permitindo-os gerar mais valor que nós no médio prazo.
Por outro lado, este deck parece uma escolha sólida contra Cauldron hoje. Além de Strategic Betrayal, contamos com hates naturais de maindeck como Ghost Vacuum ou Deadly Cover-Up enquanto Duress lida com o artefato e The End pode lidar permanentemente com Vivi Ornitier, e considerando a vulnerabilidade dos demais cards ou da estratégia dele em geral sem os combos explosivos a sweepers, temos as ferramentas certas para ter uma vantagem tanto nas partidas pré e pós-Sideboard.
Maindeck

Ketramose, the New Dawn se beneficia do fato de precisarmos de hates de cemitério constantes, que interagem em maioria com a habilidade de exílio do deus de Amonkhet. Como recompensa, ganhamos uma fonte constante de vantagem em cartas e um 4/4 com Lifelink, Menace e Indestrutível por um custo relativamente baixo.
Beza, the Bounding Spring funciona em quase todas as partidas relevantes do atual Metagame, seja comprando cards, consertando a mana ou colocando mais bloqueadores na mesa, enquanto é uma ameaça por conta própria.
Unholy Annex é nossa principal fonte de vantagem em cartas nos jogos de atrito e vem acompanhada de um demônio voador 6/6 que comumente se torna nossa condição de vitória após controlarmos o jogo nos primeiros turnos.

Elspeth, Storm Slayer funciona como remoção, ameaça complementar ou condição de vitória no mesmo slot. Como estendemos a partida para níveis similares ao do Mono White Tokens, a habilidade de +1 dela tende a criar bolas-de-neve se for ativada por mais de um ciclo de turno, já que podemos depois transformar essas fichas em um exército de 2/2 com Flying.
Ugin, Eye of the Storms é uma remoção quando conjurada e sua principal função é gerar vantagem em cartas enquanto impede que o plano de beatdown do oponente vença a partida. Existem situações onde gerar mana com ele permite sequências de jogadas mais explosivas, como jogar Deadly Cover-Up e Unholy Annex no mesmo turno.

Seam Rip funciona como interação barata contra permanentes de custo baixo e garante um trigger extra de Ketramose, the New Dawn por apenas uma mana.
Strategic Betrayal é um dos melhores habilitadores para Ketramose, the New Dawn e uma das respostas de maindeck mais eficientes contra arquétipos dependentes de cemitérios hoje, já que exilamos tudo nele junto de uma criatura em jogo do oponente.
Shoot the Sheriff se tornou a remoção padrão de duas manas do Standard por ser o card menos restritivo do formato em lidar com ameaças em qualquer estágio do jogo.
Feed the Cycle lida com criaturas e Planeswalkers enquanto também alimenta Ketramose por um custo baixo.
Archenemy’s Charm tem diversas funções em um único slot. Temos pouca utilidade para o módulo de recursão pela baixa quantidade de criaturas, mas voltar uma Beza do cemitério já gera valor o suficiente, enquanto resolver criaturas ou Planeswalkers e atrasar o clock do oponente também são funções erelevantes. Existem algumas (raras) situações em que ficamos com ele preso em nossa mão por conta de Soulstone Sanctuary, mas ele compensa esse risco.
The End também resolve criaturas e Planeswalkers enquanto é nossa melhor ferramenta para lidar com Vivi Ornitier ou Kaito, Bane of Nightmares permanentemente.

Split Up é um sweeper barato contra Red Aggro que também funciona contra Prowess, Tokens, Dimir Midrange e até Izzet Cauldron. Ele pode ser condicional em algumas partidas, mas serve para atrasar alguns turnos.
Deadly Cover-Up limpa o campo de batalha e também resolve permanentemente um card problemático do oponente, além de alimentar Ketramose, the New Dawn e ser uma ótima ferramenta para o transformar em uma criatura.
Ghost Vacuum se beneficia do fato de precisarmos de hate de cemitério no maindeck, mas nessa lista, sua função envolve interagir com Ketramose para garantir um draw extra todo turno por apenas uma mana.
Duress é a nossa escolha de interação de mão e parece favorecido em comparação com Intimidation Tactics no atual Metagame, apesar de que uma troca entre os dois no maindeck e sideboard pode ser atrativo para interagir melhor com nosso plano de jogo.

Soulstone Sanctuary garante mais um demônio para Unholy Annex além de funcionar como condição de vitória extra em jogos mais longos. Lembre-se de que ele se transforma permanentemente em uma criatura com Vigilance e podemos utilizar essa habilidade em qualquer momento da partida.
Como queremos ter acesso a consistentemente, todos os nossos terrenos geram mana preta, então maximizamos na quantidade de duais com um split entre Shadowy Backstreet e Restless Fortress, que também utilizamos como ameaça complementar.
Sideboard

Clarion Conqueror trava permanentemente Planeswalkers, Artefatos e Criaturas, criando um “lock” contra Agatha’s Soul Cauldron e Vivi Ornitier enquanto ficar em jogo, além de também atrapalhar cards como Kaito, Bane of Nightmares ou Repurposing Bay.
Intimidation Tactics exila criaturas ou artefatos da mão do oponente, garantindo ambos um meio de lidar permanentemente com Vivi Ornitier e Cauldron como também mais um trigger para Ketramose, the New Dawn.
As cópias extras de Ghost Vacuum entram contra qualquer arquétipo mais dependente de cemitérios e podemos o usar também como fonte de vantagem em cartas extras em algumas partidas de atrito onde o oponente aproveite alguns cards do cemitério, ou também na mirror.

Exorcise lida de vez com Enduring Curiosity e também é uma remoção decente contra Beza, the Bounding Spring ou outras criaturas com poder alto no formato atual.
Get Lost complementa a interação contra Planeswalkers enquanto lida com criaturas e encantamentos de forma incondicional.

Pest Control é a nossa principal resposta contra Esper Bounce e outros arquétipos que colocam muitas fichas e permanentes baratas em jogo. Existem algumas versões de Mono Red Aggro onde ele é um side-in útil.
Pinnacle Starcage funciona quase com o mesmo objetivo de Pest Control, mas com um escopo amplificado em troca de um custo mais alto e uma vulnerabilidade inerente contra Abrade ou outros hates de artefato, que estão em alta atualmente.
O Split Up extra no Sideboard também tem como alvo primário decks Aggro, mas também entra nas partidas contra Dimir/Simic Midrange.
Guia de Sideboard
Izzet Cauldron
IN

OUT

Mono Red Aggro
IN

OUT

Dimir Midrange
IN

OUT

Esper Bounce
IN

OUT

Azorius Control
IN

OUT

Izzet Prowess
IN

OUT

Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment