Magic: the Gathering

Deck Guide

Standard: Boros Aggro (2025) - Deck Tech e Guia de Sideboard

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

No artigo de hoje, falaremos sobre um dos Aggros mais promissores do momento no Standard e como preparar esse deck para lidar com o metagame de Vivi.

Edit Article

Sobre o Boros Aggro

Loading icon

Essa versão de Boros é quase um Boros Burn, mas que mistura uma estratégia com criaturas e dano direto com cartas como Lightning Helix e Boltwave.

Loading icon

A estratégia é bem clara: reduzir os pontos de vida do oponente a zero da forma mais eficiente possível. Para isso, o deck irá contar com diversas criaturas de baixo custo que geram valor para a estratégia, além de bombas capazes de finalizar a partida rapidamente.

Loading icon

Com Screaming Nemesis não precisamos nos preocupar tanto com ganho de vida, já que essa carta é a melhor resposta possível para esse tipo de deck. A grande vantagem do Nemesis é que você pode sacrificá-lo para anular qualquer ganho de vida futuro do oponente com sua habilidade. Isso pode ser habilitado de diversas maneiras, como permitir que o Nemesis morra em combate ou, a mais interessante, acertando sua própria criatura com um Burn.

Nova Hellkite é uma criatura muito interessante nessa lista pela possibilidade de ser uma 4/5 flying e haste no turno 3, ainda podendo pingar dano em uma criatura.

O restante do deck conta com criaturas que irão agredir o oponente nos primeiros turnos, fazendo número rapidamente e podem ainda manter uma ameaça progressiva durante toda a partida, como o caso de Hired Claw, que pode crescer na partida conforme o jogo avança.

Uma vez que o oponente tenha sofrido bastante dano com as criaturas e não possa sequer ganhar vida graças à Screaming Nemesis, o resto do trabalho fica para os Burns, que estão em bom número aqui, com Boros Charm sendo, de longe, a carta mais importante nessa categoria graças à sua versatilidade.

Por que Jogar com o Boros Aggro no Standard?

O metagame está cada vez mais centrado em estratégias mais rápidas como Izzet Cauldron e Dimir Midrange, com poucos decks sendo realmente capazes de controlar o jogo, isso favorece bastante outros aggros, com destaque para essa versão de Boros que pode atacar diretamente os pontos de vida ao invés de confiar unicamente em criaturas, como o Boros Mice, por exemplo.

É um deck veloz, eficiente e com uma curva de aprendizado simples, perfeito para qualquer tipo de jogador.

Mulligan

Loading icon

Aqui uma mão excelente, com um plano de jogo bem claro e que progride a cada turno. Hired Claw é um dos melhores drop 1 do formato e cai muito bem nessa lista.

Loading icon

Aqui já temos uma mão bem abaixo da primeira. É lenta demais, depende de bons draws para de fato progredir no jogo e as chances de acabar na desvantagem são bem altas.

Loading icon

Aqui temos uma mão que pode agressivar bem nos primeiros turnos, mas que precisa encontrar mais peças para desenvolver bem o jogo. Pode ser uma boa mão inicial contra outros aggros, caso você encontre mais lands e tenha bons draws, mas necessita de criaturas mais presentes nos turnos mais avançados.

Guia de Sideboard

Loading icon

O sideboard está muito bem preparado para lidar com diversas ameaças do formato, mas, principalmente, está preparado para o principal deck do formato, o Izzet Vivi.

Magebane Lizard é uma carta excelente contra spellslingers como o Izzet, mas se encaixa contra qualquer deck midrange e control. Clarion Conqueror é uma carta que pode muito bem ser uma arma contra o mesmo tipo de deck contra os quais Magebane atua, como também pode ser uma peça importante na falta de criaturas que possam impactar o plano aggro, sendo uma 3/3 com flying que entra no turno 3.

Get Lost e Abrade são cartas bem versáteis, podendo complementar diversas match ups e Rest in Peace é a melhor peça de grave hate que o deck poderia usar.

Vs. Izzet Cauldron

Aqui temos uma match up bem favorável. O Izzet é um deck com bons recursos e que pode crescer bastante na partida quase que de forma exponencial quando consegue desenvolver bem o jogo, mas a estratégia aqui é simplesmente atacar o oponente e tentar arrancar sua vida o máximo possível. Como o Izzet dificilmente possui meios para ganhar vida, o plano Burn pode ser bem efetivo.

Clarion Conqueror pode travar não só Agatha’s Soul Cauldron como Vivi Ornitier e sua utilidade pode minar os planos de outras versões de Izzet como o Prowess.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Vs. Dimir Midrange

Aqui podemos aplicar a mesma estratégia usada na match up anterior. O Dimir possui Deep-Cavern Bat, que é uma criatura que pode atrapalhar o jogo do Boros e fornecer algum ganho de vida, mas que a longo prazo não é tão efetiva. Tudo que você precisa fazer é impedir que o oponente faça uma board muito grande ou gere valor em cima das suas jogadas.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Vs. Boros Mice

O Boros Mice pode ser um deck bem mais agressivo do que a nossa versão no campo de batalha, mas os burns conseguem fazer a diferença facilmente aqui, seja removendo ameaças ou encaixando dano. Então, tente ser rápido e ativo e não deixe o oponente tomar a frente na partida.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Vs. Azorius Control

Aqui temos um jogo bem interessante. O oponente quer enfrentar decks como o Boros Aggro, mas, ao mesmo tempo, possui diversas desvantagens nessa match up que podem levá-lo à derrota. É uma partida onde você, caso consiga jogar de forma inteligente, poderá ganhar facilmente.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Vs. Mono-Black Midrange

Essa é uma match up favorável para o Boros. Tudo que você precisa fazer aqui é anular o ganho de vida do oponente e jogar o plano agressivo. Tenha cuidado, pois o Mono-Black possui muitos recursos e pode controlar você, ainda que não tão bem quanto outros decks control. Tire proveito de Unholy Annex caso o oponente use e foque em levar seus pontos de vida a zero.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Considerações Finais

Boros Aggro é um deck que representa muito bem o arquétipo e que possui potencial no formato e é um deck relativamente acessível, sendo uma ótima opção para quem pretende ingressar no Standard.

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima!