Magic: the Gathering

Deck Guide

Guia de Deck Commander: Noctis, Prince of Lucis

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Rei da pescaria e príncipe de Lucis, Noctis é o destaque dessa decklist. Confira o que preparamos!

Edit Article

“Saia da minha cadeira, bobo. O rei se senta aí.”

- Noctis Lucis Caelum

Da franquia de jogos de Final Fantasy direto para a sua zona de comando!

O príncipe Noctis chegou para comandar o seu deck e, como o bom monarca que é, trouxe consigo diversos artefatos para combinações explosivas que vão te ajudar a vencer muitos jogos.

Neste artigo, separamos duas listas: a principal é focada em combos de artefatos e diversas outras interações no campo, já a segunda é um Voltron de equipamentos para que Noctis cause danos fatais nos oponentes. Vamos lá!

Comandante: Noctis, Prince of Lucis

Nos jogos de Final Fantasy, Noctis é apresentado como príncipe herdeiro do trono de Lucis e está prestes a se casar em uma aliança política. Ele é capaz de usar o poder dos reis e é um excelente combatente.

Loading icon

Em Magic: the Gathering, nosso futuro monarca está representado por uma criatura Esper Magic Symbol wMagic Symbol uMagic Symbol b com Lifelink com uma habilidade interessante: ele permite que você conjure artefatos do seu cemitério pagando três de vida em adição aos outros custos.

Os artefatos conjurados dessa forma retornam para o campo com um marcador de finalidade neles. Ou seja, se o artefato com marcador “morrer”, ele será exilado.

O Deck

Noctis é uma recursão na torre para qualquer mágica de artefato do seu deck. Por isso, na lista principal dele, usamos muitas interações fortes com artefatos, do tipo que encerram a partida em um turno.

Loading icon

Não queremos perder nossos artefatos tão preciosos para o exílio por causa dos marcadores de finalidade. Por esta razão, vamos começar apresentando os nossos salvadores: as remoções de marcadores de finalidade!

Removendo os marcadores de finalidade

Como o precon de Tidus, Yuna's Guardian nos mostrou, é possível mover qualquer marcador de uma permanente para a outra e estamos contando com isso para prolongar a vida útil do seu campo, sem medo de cartas como Austere Command ou Vandalblast.

Loading icon

Citando as Regras Abrangenteslink outside website (acesso em outubro de 2025) sobre marcadores de finalidade:

“Um ou mais marcadores de finalidade em uma permanente criam um único efeito de substituição que impede a permanente de ir para o cemitério. Esse efeito é: "Se esta permanente fosse ser colocada no cemitério vindo do campo de batalha, em vez disso, exile-a"”

- Tradução livre das regras

Então, podemos afirmar com tranquilidade que uma das coisas mais divertidas a se fazer com a permanente que está com marcador de finalidade é... Blink!

Nesse quesito, Brago, King Eternal e Displacer Kitten brilham muito e salvam o seu campo com grande facilidade.

Hex Parasite e Power Conduit também ajudam a remover esses marcadores e O'aka, Traveling Merchant os transforma em mais draws.

Loading icon

Solemnity é uma das peças mais importantes e um dos melhores alvos para tutor dessa lista.

Graças a esse encantamento de três manas, os marcadores de finalidade não poderão entrar nos seus artefatos. Como bônus, seus oponentes também não poderão pôr marcadores de qualquer tipo em seus artefatos, criaturas, encantamentos, terrenos ou mesmo em jogadores.

Seria esse o maior inimigo dos decks com marcadores de energia e/ou experiência?

Mas, atenção: quando você conjurar a Solemnity, os seus oponentes tentarão removê-la a todo custo. Use-a com sabedoria.

Pedras e geradores de mana

Com um comandante que pode voltar qualquer mágica de artefato para o campo, até uma simples Commander's Sphere terá mais valor.

Loading icon

Pedras de mana clássicas dos decks de Commander como Arcane Signet, Azorius Signet, Commander's Sphere, Mind Stone, Talisman of Progress e Sol Ring estão aqui.

Dada a temática do deck e o efeito do comandante, Solemn Simulacrum foi adicionado para ajudar no draw e na busca pelos terrenos básicos. Moonsilver Key também ajuda na busca por terrenos, mas pode ser sacrificada para tutorar uma pedra de mana também.

Forsaken Monument tem um efeito para potencializar a mana incolor Magic Symbol c gerada, mas o que realmente a faz brilhar é o ganho de vida ao conjurar mágicas incolores, como os artefatos.

Krark-Clan Ironworks, Tezzeret, Master of the Bridge e Urza, Lord High Artificer também têm efeitos que vão nos ajudar a conjurar mais mágicas, seja por meio de sacrifícios ou ao virar artefatos para pagar os custos de mana das mágicas.

Loading icon

Com todas as interações com os artefatos em campo, as fichas de Tesouro de Smothering Tithe são ainda mais preciosas e podem alimentar outras cartas do deck, como Krark-Clan Ironworks.

Já a Bolas's Citadel nos ajuda a acompanhar o topo do deck, permitindo jogar terrenos e conjurar mágicas dali mesmo. O artefato também tem uma habilidade ativada para que cada oponente perca 10 de vida.

Combo: Sensei's Divining Top + Aetherflux Reservoir + Bolas's Citadel

Conhecido por muitos jogadores, esse é um dos combos mais clássicos do Commander e encaixa bem nesse deck, pois as cartas são valiosas individualmente. Quando reunidas no campo, essas cartas sozinhas geram um motor para a sua vitória.

Loading icon

O pré-requisito para que esse combo funcione é ter ao menos 2 de vida e todas as peças em campo.

Vire o Sensei's Divining Top para comprar uma carta e o coloque no topo do deck. Em seguida, conjure-o pagando vida pelo efeito da Bolas's Citadel.

O Aetherflux Reservoir enxerga todas as mágicas que você conjura, mesmo que venham do topo do seu deck pelo efeito da Citadel.

De forma progressiva, sempre que você conjurar o Sensei’s Divining Top do topo do deck, estará ganhando vida. Repita o processo até conseguir pelo menos 52 de vida, então use a habilidade do Aetherflux para causar 50 de dano em qualquer alvo, como, por exemplo, a vida dos seus oponentes!

Ganhando vida

Noctis é uma criatura com Lifelink, mas os 4 a mais que vamos ganhar quando ele atacar ou bloquear não serão o suficiente para conjurar todos os artefatos que queremos do cemitério.

Loading icon

O já citado Aetherflux Reservoir nos ajuda a ganhar vida para cada mágica conjurada no turno, bem semelhante ao Forsaken Monument com a diferença de que o segundo enxerga apenas mágicas incolores.

Temos Alhammarret's Archive que potencializa o ganho de vida e o draw, Ugin, Eye of the Storms para ganhar vida e dar mais draws e Tezzeret, Master of the Bridge que causa dano no oponente e ganha vida para você igual ao número de artefatos sob seu controle.

Outra carta poderosa é Bloodthirsty Conqueror que, mesmo não tendo Lifelink, tem uma habilidade para ganhar vida sempre que os seus oponentes perdem. Inclusive, esse vampiro potencializa e acelera o combo que citamos anteriormente com Aetherflux Reservoir.

Loading icon

Esses dois artefatos não ajudam a ganhar vida, mas de alguma forma nos ajudam a mantê-la.

Enquanto um terreno entrar no seu campo por turno, Eternity Vessel vai fazer com que a sua vida fique igual ao número de marcadores nele.

The Endstone tem uma habilidade desencadeada na etapa final, que define sua vida como a metade da sua vida inicial. No Commander, isso significa que a vida será 20.

Draw

Uma das partes mais importantes de qualquer bom deck de Commander. Confira o que preparamos para ajudar nosso príncipe em suas vitórias!

Loading icon

O feitiço Windfall faz com que cada jogador descarte a própria mão e compre cartas igual ao maior número de cartas descartadas dessa forma. Essa mágica pode beneficiar os oponentes, mas te beneficia em dobro, pois joga muitos artefatos para o cemitério que você pode conjurar depois com a ajuda de Noctis.

Basim Ibn Ishaq te recompensa por conjurar mágicas históricas com uma compra adicional que o torna imbloqueável naquele turno. Existe um motivo para que Esper Sentinel seja uma staple do formato e o seu potencial para draws é enorme.

Buffs para Noctis

Sendo um 4/3, Noctis tem um bom potencial para atacar ou defender no jogo. Por isso, separamos também alguns buffs que vão aumentar o poder dele, como:

Loading icon

Para garantir que o dano seja causado, temos os já citados Kaito, Cunning Infiltrator e Power Conduit, além da Rogue's Passage.

Encher o cemitério

Esse ainda é um deck que traz de volta os artefatos do cemitério. Para não depender apenas das remoções dos seus oponentes, separamos algumas cartas que vão ajudar a encher o cemitério, como:

Loading icon

O recém desbanido Gifts Ungiven é um excelente tutor no Commander. Nesse deck, a instantânea será usada para buscar por quatro artefatos no deck. Assim, os que caírem no cemitério podem ser conjurados com a habilidade de Noctis.

Golbez, Crystal Collector tem uma habilidade de Surveil 1 quando artefatos entram no seu campo e, na etapa final, dependendo de quantos artefatos você controla, retorna uma criatura do cemitério para a sua mão e faz com que o oponente perca pontos de vida igual ao valor de mana daquela carta.

Time Sieve é uma fonte de sacrifício muito útil, pois te dá acesso a um dos recursos mais fortes do jogo: o turno extra.

Odiados por muitos e amados por todos que os usam, ativar os turnos adicionais ajuda na estratégia e enche seu cemitério.

Lista secundária

Para governar da forma correta, um rei deve ser sábio. Porém, para comandar essa lista, Noctis precisa estar bem equipado.

Vamos explorar o potencial do comandante em ataques que deixarão os pontos de vida dos seus oponentes bem abaixo do que deveriam estar.

Loading icon

Mesmo sem o vermelho, Noctis tem acesso a bons suportes para Voltron do branco Magic Symbol w como Sigarda's Aid, Mantle of the Ancients e Forge Anew. A cor também nos permite usar o melhor wipe para um deck dessa temática: o Single Combat!

Além dessas, temos os tutores Steelshaper's Gift e Open the Armory.

Os equipamentos que vão aumentar o poder do jovem príncipe são:

Loading icon

Usar equipamentos pretos como Wand of Orcus em um Voltron é simplesmente incrível!

Mesmo que Noctis não tenha palavras-chave clássicas como Golpe Duplo ou Vigilância, nas partidas testes dessa lista os jogos foram muito divertidos e é uma opção bem casual para quem quer usar esse comandante, mas não deseja um deck muito forte.

Considerações Finais

Noctis é divertido e ter uma recursão na zona de comando é uma das coisas mais fortes que um jogador pode desejar.

As possibilidades de construção de deck com ele são infinitas e todas prometem ser resilientes, pois o próprio Noctis garante isso para nós.

Você montou esse comandante? Comente qual é o tema do seu deck. Nos vemos no próximo artigo!