Magic: the Gathering

Competitive

Historic: 5 Decks com Edge of Eternities

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Edge of Eternities é a mais nova coleção de Magic: the Gathering e traz cartas muito interessantes que podem impactar o formato Historic.

Edit Article

Edge of Eternities no Historic

A nova coleção de Magic: the Gathering, Edge of Eternitieslink outside website (EOE), já está disponível há quase uma semana e esse é o momento perfeito para se aventurar com novas listas e estratégias. Neste artigo, traremos cinco listas utilizando cartas que possuem grande potencial no formato Historic.

Eldrazi Ramp

Loading icon

Eldrazi Temple chega ao arena através das artes especiais de Stellar Sights, coleção especial de artes alternativas presente em EOE. A chegada dessa poderosa land no formato pode finalmente permitir um deck de Eldrazi sólido, nos moldes do conhecido Eldrazi Ramp do Modern.

O formato já possui Ugin’s Labyrinth e Utopia Sprawl, duas cartas importantes na base dessa estratégia, e possui diversos eldrazi interessantes, além dos mais conhecidos como Thought-Knot Seer e Sowing Mycospawn.

Loading icon

O deck ainda pode facilmente suportar a adição de Karn, the Great Creator e utilizar a aceleração de mana para suportar a toolbox que Karn oferece, fazendo uso de diversas ferramentas poderosas do side.

Affinity

Loading icon

Aqui temos um deck que com certeza verá mais jogo no formato, tudo graças a algumas cartas que devem torná-lo bem melhor. A primeira delas é Counterspell, carta que foi desbanida pouco tempo antes de EOE e que cai muito bem nesse tipo de deck em um formato sem Force of Negation. Counterspell será uma das principais ferramentas de controle na cor azul.

Agora, entrando nas novas adições, temos Pinnacle Emissary e Tezzeret, Cruel Captain, dois lançamentos que entram muito bem no formato. Emissary é uma criatura insana no Affinity, podendo ser conjurada no turno 1 com a habilidade Warp, causando grande sinergia com artefatos de baixo custo, mas também permitindo um impacto no late game. Tezzeret parece ser uma adição estranha no deck por conta do custo, mas oferece algumas possibilidades muito interessantes quando bem utilizado e toda a sinergia que ele gera com as criaturas-artefato só reforça seu potencial nessa lista.

Paradox Reservoir Combo

Loading icon

Representando os combos na sua forma mais pura, temos o Paradox Reservoir Combo, um deck que pode atuar como Control, mas cujo objetivo é executar um combo poderosíssimo e que pode vencer a partida em uma única jogada.

Nessa lista, Tezzeret, Cruel Captain é uma das estrelas ao lado de Karn, the Great Creator e com o suporte de cartas como Counterspell e Stock Up. Essa estratégia gira em torno de Aetherflux Reservoir e Paradox Engine.

Loading icon

A estratégia do combo é conseguir colocar Engine e Reservoir na mesa. Com a Engine você pode abusar das pedras de mana como Coldsteel Heart e Mind Stone para vomitar suas mágicas enquanto garante mana virtualmente infinita e com isso ganha pontos de vida para habilitar o dano letal do Reservoir.

Essa lista utiliza também Oracle of the Alpha, uma criatura capaz de conjurar cartas poderosas no seu grimório (como a Black Lotus, por exemplo).Tendo acesso ao Power Nine, o combo pode se aproveitar de jogadas insanas para vencer o jogo, sendo capaz de tutorar boa parte dessas cartas com Tezzeret.

O deck ainda conta com A-The One Ring, que é uma peça poderosíssima contra diversos decks e que você poderá desvirar com o poder da Engine, sendo capaz de comprar seu deck inteiro em certas situações.

Para acelerar ainda mais a mana, a lista utiliza a poderosa interação entre Consign to Memory e Lotus Field que permitem que você tenha a aceleração de mana desse terreno sem pagar pelo custo adicional de baixar essa land.

Com o acesso que Karn concede ao side você terá cópias extras de diversas cartas, tornando o combo mais sólido.

Sultai Delve

Loading icon

Cosmogoyf é o novo Lhurgoyf lançado em EOE e que pode ser a peça que faltava para uma versão bem legal de Midrange baseada no já conhecido Dimir Midrange, se aproveitando do splash verde para utilizar a nova carta. Psychic Frog é uma das melhores cartas para se usar ao lado de Cosmogoyf, alimentando ambas as criaturas.

O grande diferencial dessa lista é que ela não se preocupa com o cemitério, inutilizando possíveis hates que o oponente possa vir a utilizar caso confunda a lista com os midranges normais. É possível ainda buildar a lista para suportar Abhorrent Oculus, que é uma criatura bem forte, mas acredito que essa versão menos dependente do cemitério pode ser mais eficiente.

Izzet Prowess

Agora é hora de falar daquele que provavelmente será um dos melhores arquétipos do formato e que já tem se mostrado muito eficiente nos testes iniciais, o Izzet Prowess.

Loading icon

A versão Modern dessa lista funciona muito bem por conta de cartas como Dragon’s Rage Channeler, Unholy Heat e Mishra’s Bauble que se complementam muito bem, enquanto oferecem diversos recursos ao deck. No Historic não temos esse tipo de interação, ao menos não na curva de mana que o deck gostaria de ter, mas com a chegada de Cryogen Relic acredito que é possível criar uma versão Historic do deck muito mais próxima de sua contraparte Modern.

Loading icon

Todo o valor que Channeler pode oferecer ao lado do poderio de Cori-Steel Cutter e da recursão de Dreadhorde Arcanist torna esse arquétipo um dos melhores aggros do formato e com Cryogen a lista agora pode se aproveitar mais facilmente de Unholy Heat, além de ter uma ferramenta que pode mudar o combate enquanto gera valor.

Considerações Finais

EOE ainda tem muito a mostrar e há outras cartas que podem ver algum jogo, como Seam Rip, que é basicamente um Portable Hole encantamento, e outras adições interessantes, mas acredito que as principais cartas e estratégias que veremos nas próximas semanas estarão alinhadas com o que mostrei neste artigo.

Se você está procurando algo novo para testar, recomendo fortemente uma dessas cinco listas.

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima!