Apresentação
Saudações, meus queridos amigos do Legacy! Quando eu comecei a escrever para a Cards Realm, meu primeiro artigo foi um guia para o 8-Cast.
Dois anos depois, graças à chegada de um novo Robô de Edge of Eternities, o deck que estava em um limbo com sua base adaptada no que hoje é chamado Artifact Blue, ressurge no formato com uma nova antiga denominação: Pinnacle Affinity!
O Emissário

Pinnacle Emissary foi uma carta a qual eu acabei passando batido durante a minha análise de Edge of Eternities. Na minha cabeça, ele era uma carta inferior a Sai, Master Thopterist, uma criatura que já vinha perdendo espaço no arquétipo. E, de fato, se comparado a custo integral, novo Robô perde em quase todos os aspectos: custa 2 cores em um deck que pretende ser Monoblue, os Drones, ao contrário dos Thopters, são ruins defensivamente já que só bloqueiam criaturas voadoras, seus 3 de resistência são bem mais vulneráveis do que os 4 do Sai e ainda não tem a habilidade de gerar recursos a partir de Artefatos sem uso.
De vantagem, ele não é Lendário e é, ele próprio, um Artefato para as suas sinergias. Ah, e é claro, ele tem Warp!
O fato do Emissary ter Warp muda totalmente a sua maneira de jogar, já que por apenas 1 mana Azul, ele permite explodir a mesa com Tokens de Drone já no turno 1, que aceleram muito suas sinergias de Affinity e Improvise, além do tamanho dos Tokens de Urza's Saga. Poder fazer no turno 1 o que o Sai nem sempre sequer permitia fazer no 2 muda completamente a dinâmica do efeito.
E embora ele não fique na mesa ameaçando o oponente com uma fonte de Tokens como o Sai, ele está lá esperando no exílio para um uso futuro. Warpar o Emissary no 1 praticamente garante Thoughtcasts, Thought Monitors e Kappa Cannoneers a custo super-reduzido no turno 2.
Construção do Deck
A lista que estamos usando de base para o artigo mandou um 5-0 em uma liga no Magic Online nas mãos do jogador pewpew444. Não vemos muitas invenções aqui, mas sim bastante redundância na escolha de cartas: 4 de cada uma das 4 criaturas principais: Emry, Lurker of the Loch, Kappa Cannoneer, Thought Monitor e Pinnacle Emissary, o set completo de Thoughtcast para complementar o Monitor, 4 Force of Will porque somos um deck azul, diversos Artefatos de custo 0 e Seat of the Synod para amplificar as sinergias e uma caixinha de ferramentas para serem buscadas por Urza's Saga: Shadowspear, Soul-Guide Lantern, Aether Spellbomb e Lavaspur Boots.

Uma carta bem interessante na lista são os 4 Sink into Stupor: além da sua função como Terreno, servem tanto como uma resposta flexível contra cartas problemáticas quanto para aumentar a sua conta de cartas Azuis para abastecer Force of Will, o que pode ser uma preocupação em um deck com tantas cartas incolores.

Por fim, temos aqui uma jogada tirada diretamente dos decks Stompy: Chalice of the Void, que esse deck consegue com bastante regularidade fazer para 1 no turno 1 sem ser seriamente afetado, mas travando muitos decks do formato.
Por Que Jogar com o Pinnacle Affinity no Legacy?
Geralmente, quando uma carta nova injeta vida nova em um arquétipo tradicional, mas que andava esquecido, há um fluxo de jogadores dispostos a tirar a poeira das cartas paradas para ver o que a novidade pode aparecer. O 8-Cast, no seu ápice, foi um dos decks mais populares do Legacy e a possibilidade de vê-lo em ação de novo é um atrativo.
Há também o fator de ser um deck agressivo, mas com bastante recursos para não simplesmente derreter diante de certos decks de Combo e também ter recursos para conseguir forçar dano e ter presença de mesa mesmo diante de cartas feitas para afetar Artefatos.
Mulligan
Como, ao contrário da grande maioria dos arquétipos Azuis, esse deck não usa Brainstorm ou Ponder, sua mão inicial é mais dependente das suas decisões de Mulligan. Você não é um deck de Combo, mas é bom mapear quais são suas jogadas nos 2 primeiros turnos, se é possível fazer uma massa de Artefatos para acelerar suas cartas com Affinity e Improvise nesses turnos.
Exemplos de mãos:

Mão ótima! No turno 1, ela já permite você estourar com o Pinnacle Emissary via Warp com proteção de Force of Will. Você abre de Volcanic Island, Warp Emissary, Mox e Petal, gerando 2 Tokens. Isso já é suficiente para reduzir o custo de Thoughtcast para 1 e habilitar o Metalcraft da Mox. Dependendo do que você comprar, é plausível gerar artefatos suficientes para Improvisar o Kappa Cannoneer no turno 1!
Veredito: Keep fácil.

Essa mão é muito arriscada, já que não tem terrenos. Ela ameaça um Kappa no turno 2 ou o Monitor no 1 (você anuncia que vai fazer a mágica com Affinity e o jogo vai ver o custo de Mana dela baseado nos seus artefatos, no caso reduzida em 5. Aí você pode sacrificar as 2 Petal para pagar os 2 Manas). O problema é que essas mãos são muito vulneráveis a counters e não garantem que você tenha jogadas posteriores.
Veredito: Eu mulligaria às cegas, mas é uma mão válida contra decks sem counterspells.

Isso aqui é uma armadilha, pois embora pareça ser uma mão segura, é muito lenta, vulnerável a Wasteland e não garante dar fluxo de saída às suas cartas. Só há uma exceção: se você souber que está jogando contra Oops, essa é a mão que você quer.
Veredito: Mulligan, exceto contra Oops All Spells.

Essa é uma mão bem medíocre: não consegue explodir no 1 e mesmo no 2 só gera 2 fichas para acelerar o Kappa. É o tipo de mão que, contra alguns decks, você acaba mantendo pelo fato de ter a Force of Will de proteção e ela não ser inútil, apenas lenta. Eu não gosto.
Veredito: Mulligan, passível de ser mantida apenas em jogos onde é crucial ter a FoW na mão.
Construindo o Sideboard
De maneira bem adequada a um deck sem cantrips, o Sideboard proposto é bem direto e redundante, exceto pelas cartas complementares da Urza's Saga. Vamos dar uma olhada no que temos aqui.
Harbinger of the Seas é uma bomba contra decks como Lands e Eldrazi. Uma das vantagens da Harbinger é ser imune a Boseiju, Who Endures e, como o deck tem acesso à Force of Will, você consegue protegê-la de Dismember.
Force of Negation aumenta suas chances de resposta contra decks de Combo explosivos. Faerie Macabre é o mal necessário em um formato com 20% de Dimir Reanimator. Dismember serve para lidar com problemas do tamanho de Clarion Conqueror e Collector Ouphe.
Por fim, temos a ferramentas adicionais da nossa caixinha: Grafdigger's Cage é mais uma resposta de cemitérios para complementar Faerie Macabre e Soul-Guide Lantern; Pithing Needle ajuda a travar tanto decks de Nadu, Winged Wisdom quanto de Mystic Forge; e Surge Node, a carta esquisita do Sideboard, é uma maneira de responder Chalice of the Void para 0.
Guia de Sideboard
Dimir Reanimator
Você já tem a possibilidade de atrapalhar o plano principal através da Soul-Guide Lantern e é possível ganhar a corrida contra Atraxa, Grand Unifier com Kappa Cannoneer e Tokens de Drone para proteger seus pontos de vida. Chalice of the Void para 1 é fenomenal aqui.
Pós-side, aumentamos as respostas contra o cemitério, embora eu não veja a necessidade de subir as Force of Negation também.
Entra:

Sai:

Dimir Aggro
Esse é talvez um dos melhores motivos para jogar de Affinity: o Dimir não tem resposta eficiente nem para horda de Tokens voadores, nem para Kappa Cannoneer, e você consegue fazer esses dois planos com relativa impunidade. Como é normal nesses jogos contra decks de Tempo, as Force of Will abrem espaço para cartas mais ativas. Pithing Needle entra exclusivamente para travar Tamiyo, Seasoned Scholar, uma carta que coloca um freio nos seus Tokens.
Entra:

Sai:

Forge
Ambos os decks procuram explodir com seus Artefatos, mas eles podem travar o jogo com The One Ring e, ainda pior para o nosso deck, Karn, the Great Creator. Se você conseguir gerar uma mesa cheia de Tokens no 1, o Planeswalkwer pode ser um pouco menos problemático, mas ele é bem complicado de lidar em outras situações.
Depois do side, a gente aumenta nossas respostas a essas duas cartas. Harbinger não é a bomba que era na época que matava as Sagas deles, mas corta bastante a aceleração dos Terrenos deles.
Entra:

Sai:

Red Stompy
O jogo 1 depende muito dos jogadores saberem qual o deck do oponente, pois eles podem mandar um Chalice para 0 ao invés do normal para 1 – e o mesmo vale para a gente, gastando recursos fazendo um inútil Chalice para 1. O nome do jogo aqui é Kappa Cannoneer: eles não têm resposta para a Tartaruga, especialmente se ela vem atrelada a Shadowspear.
Depois do side, Force of Negation entra para reduzir o dano de Chalice para 0, assim como Surge Node. Pithing Needle entra para fechar a porta para Broadside Bombardiers roubar jogos.
Entra:

Sai:

Lands
Você já tem naturalmente respostas ao Plano A de Dark Depths + Thespian's Stage via Sink Into Stupor ou Aether Spellbomb e ao plano B de recursão de Life From the Loam com Soul-Guide Lantern. Você até tem certa resiliência a Wasteland pela possibilidade de gerar mana com Mox Opal. Por outro lado, The Tabernacle at Pendrell Vale pode lidar com suas mesas lotadas de Tokens. O plano pós side é resolver a Harbinger e carregá-la para a vitória.
Entra:

Sai:

Conclusão
Pinnacle Affinity (ou 8-Cast para quem achar mais válida a denominação antiga) não é apenas fogo de palha, pois o deck tem muito potencial e capacidade de atacar um espaço do formato que não está preparado para lidar com mesas largas, mas que tem também a capacidade de concentrar sua ofensiva em uma criatura grande, imbloqueável e extremamente difícil de matar: Kappa Cannoneer. E com um backup de Force of Will para não ficar exposto!
Ficamos por aqui, um abraço robótico e até a próxima!













— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment