Com Frenzied Baloth, o Mono Green Aggro se tornou um arquétipo possível e relativamente barato no Standard, combinando criaturas agressivas e de custo baixo e a interação de Hemosymbic Mite com magias de pump para criar uma estratégia rápida, interativa e extremamente sinérgica.
A Decklist
Essa lista é baseada na versão Budget do criador de conteúdo SaffronOlive, com alterações feitas considerando as necessidades que enxerguei no arquétipo enquanto pilotei o deck e removendo os cards que, particularmente, considero fazer muito pouco para o nosso plano de jogo.
Diferente das versões com Landfall, focamos integralmente no poder individual e qualidade de habilidades secundárias das nossas criaturas, acumulando-as na mesa até o ponto em que as trocas de um-por-um do oponente já não são mais benéficas porque a próxima ameaça é sempre melhor ou tão relevante quanto.
Este também é, em partes, um deck de sinergias em torno de Hemosymbic Mite, cuja interação com mágicas de Pump basicamente dobra o efeito delas e temos alguns benefícios em usar esses efeitos nele, já que uma vez virado para atacar, ele pode aumentar o poder de outra criatura que, de preferência, tenha Trample.
O restante das criaturas segue o padrão de corpo forte com custo baixo e habilidade relevante para o atual Metagame: hate de cemitério com Keen-Eyed Curator, proteção com Surrak, Elusive Hunter e Pawpatch Recruit, interação de mesa com Scrapshooter e impacto imediatoc om Frenzied Baloth e Axebane Ferox.
Maindeck

Hemosymbic Mite é um dos cards mais importantes do deck. Sua habilidade ao ser virado — nesta lista, somente no ataque, mas também funciona se o oponente por algum motivo optar por usar um Floodpits Drowner nele — aumenta o poder de outra criatura com base no poder dele, então qualquer mágica de pump é tecnicamente dobrada se conjurada nele.
Essa interação é importante com cards com Trample e principalmente com Aloe Alchemist, cujo corpo base é bem decente, tem evasão e a habilidade de Plot aumenta o poder de Mite e permite que outra criatura ganhe +4/+4 naquele mesmo turno enquanto Mite ataca com Trample — se acompanhado de Surrak, Elusive Hunter ou Frenzied Baloth, temos muito dano para o oponente condiderar apenas o chump block.

Pawpatch Recruit também complementa Hemosymbic Mite porque, normalmente, vamos colocar os marcadores +1/+1 nele para Mite dar +2/+2 para Recruit ou sua ficha com Trample, e se o oponente lidar com Mite no processo, outra criatura ganhará um aumento de poder gratuito.
Frenzied Baloth tem como principal função ser um 3/2 com Trample que ataca no mesmo turno em que entra em jogo, mas as restrições contra Counterspells importam contra Dimir Midrange e Azorius Control e a prevenção de dano pode ser relevante se tivermos algum efeito de Fog ou proteção prevalente durante a temporada.
Keen-Eyed Curator possui função dupla como um 3/3 por duas manas que também funciona como hate de cemitério. Apesar de raro, podemos exilar tipos de cards o suficiente para transformá-lo em um 7/7 com Trample em jogos mais longos.
Edge Rover oferece um 2/2 por uma mana que consegue bloquear cards como Spyglass Siren e Deep-Cavern Bat ou abrir a agressão nos primeiros turnos. Ele também garante dois tipos de cards para Keen-Eyed Curator e, se morrer, pode resolver algum problema com mana que tivermos durante a partida.

Surrak, Elusive Hunter tem um corpo decente para o seu custo e oferece um Shapers’ Sanctuary, punindo interações pontuais de maneira semelhante ao de Pawpatch Recruit, mas com cards na mão ao invés de aumento de poder. Além disso, ele possui Trample para as interações com Hemosymbic Mite.
Scrapshooter é um one-of que originalmente coloquei como três cópias, mas percebi a necessidade de mais ameaças de impacto imediato ao invés de uma resposta contra o Metagame. Ainda assim, um 4/4 por que pode lidar com Agatha’s Soul Cauldron, Caretaker’s Talent ou qualquer outro artefato e encantamento indesejado merece ao menos um slot no maindeck.
Axebane Ferox possui impacto imediato e uma proteção embutida que dificulta a interação no início da partida. Esse slot tem diversos candidatos que podem entrar como Sentinel of the Nameless City e até Ouroboroid, mas gosto da ideia de ter uma ameaça a mais para jogar após um sweeper.

Primal Might funciona como ambas interação e pump. Como seu custo é flexível, podemos utilizá-lo sempre que necessário em qualquer uma das situações que precisarmos, e se conseguirmos usá-lo em Hemosymbic Mite e ainda tirar um bloqueador do caminho, estaremos bem à frente na partida.
Overprotect funciona como um pouco de tudo: pump quando estamos agredindo, proteção quando precisarmos driblar remoções e evasão quando queremos fazer algum “combo” com Hemosymbic Mite.
Sideboard

Algumas criaturas complementam nosso pacote de respostas no Sideboard.
Scavenging Ooze é um hate de cemitério pontual que podemos usar também como ameaça nos jogos contra Aggro e/ou Naya Yuna, Hope of Spira e similares, enquanto aumenta a quantidade de respostas que temos contra Izzet Cauldron e decks parecidos.
Scrapshooter lida com qualquer artefato ou encantamento pelo custo de uma carta, enquanto ter um 4/4 com Reach na mesa também ajuda na maioria das principais partidas em que desejamos este efeito.

Hunter’s Talent funciona como mais uma resposta contra criaturas enquanto garante Trample todo turno com o segundo capítulo, enquanto Hard-Hitting Question custa menos para remover uma criatura da mesa e também pode destruir Planeswalkers se necessário.

Ghost Vacuum é uma resposta mais pontual e de primeiro turno contra cemitérios. Ele pode ser substituído por Soul-Guide Lantern se quisermos manter um budget baixo.
Pawpatch Formation lida principalmente com encantamentos e o principal motivo para o usar é a possibilidade de resolver uma ficha de Unholy Annex ou o próprio encantamento com o mesmo card. Ele também resolve os encantamentos do Mono White Tokens enquanto, se necessário, destrói Beza, the Bounding Spring e similares após a habilidade de Elspeth, Storm Slayer dar Flying para ela.
Heritage Reclamation faz um pouco de tudo o que precisamos em diversas partidas: ele lida com artefatos ou encantamentos, exila cards do cemitério e se repõe na mão do seu dono. Apesar de ter todas essas qualidades, nem sempre o queremos por apenas uma função específica, visto que não queremos perder a consistência no nosso plano de jogo proativo.

Royal Treatment é um slot flexível e garante proteção contra remoções pontuais em partidas contra Control ou Midranges mais lentos.
Guia de Sideboard
Dimir Midrange
IN

OUT

Izzet Cauldron
IN

OUT

Esper Bounce
IN

OUT

Mono Red Aggro / Gruul Aggro
IN

OUT

Azorius Control
IN

OUT

Temur Landfall
IN

OUT

Naya Yuna
IN

OUT

Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!














— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment