Diário de Bordo, Data Estelar 2025
Bom dia, boa tarde, boa noite meus amigos do Legacy!
Acabamos de terminar uma temporada de spoilers e já embarcamos em outra, dessa vez através do infinito dos cosmos! Edge of Eternities retorna nossa história ao universo de Magic, mas dessa vez nas Eternidades Cegas, o vazio entre os planos do Multiverso e traz uma temática espacial que nunca havia sido explorada em Magic.
Vamos ver o que os confins do espaço sideral pode trazer ao nosso formato!
Mecânicas
Edge of Eternities traz uma série de mecânicas novas, que, como, sempre, foram brilhantemente explicadas pelo nosso juiz residente Antônio Carlos. Basta clicar aqui para ler em detalhes.
As mecânicas novas são Warp, Station e Void, além dos novos tipos de permanentes Spacecraft e Planet, e também temos um novo Token, Lander. Dessas mecânicas, Warp foi a que mais chamou a minha atenção para o Legacy, pois há algumas possibilidades interessantes de interação com cartas que possam entrar em jogo antes da hora.
Pois bem, vamos ver o que temos por aqui:
Branco
Astelli Reclaimer

Se não fosse pelo Warp, eu nem citaria essa carta, já que 5 manas é coisa demais, só que como você consegue fazer uma dupla recursão ao invocá-la antes via Warp, ela fica mais interessante como uma geradora de recursos para decks Control.
Cosmogrand Zenith

Cori-Steel Cutter mostrou que esse tipo de efeito pode render bem e Zenith tem o custo adequado para decks Stompy com Branco, que podem ativá-la com Chrome Mox e Lotus Petal.
Honor

É uma carta simples, mas também é uma compra de 1 Mana fora do Azul com um efeito adicional relevante.
Lightstall Inquisitor

Disrupção atrelada a um corpo agressivo. Em um formato tão eficiente, a taxa de um mana, mesmo se Inquisitor saia de jogo, é capaz de fazer a diferença.
Pinnacle Starcage

Uma remoção global que pode criar, às vezes, uma condição de vitória em decks Control. É bom ressaltar que ela afeta Terrenos Artefatos.
Scout for Survivors

Essa carta pode gerar uma grande quantidade de valor, mesmo ressuscitando apenas 2 criaturas. Bom ficar de olho em decks com o trio de MH3 – Guide of Souls, Ocelot Pride e Ajani, Nacatl Pariah.
Starfield Shepherd

Parece interessante em decks com habilidades de Flicker (Exilar e retornar uma criatura ao jogo). Num Yorion DnT, ele garante tanto seus Terrenos no começo do jogo como criaturas adicionais caso você já tenha mana o suficiente.
Azul
Cryogen Relic

Esses Artefatos de 2 manas que compram carta na ida e na volta eventualmente acabam encontrando espaço em alguns decks. Esse aqui tem o bônus de custear Force of Will e ter uma cláusula autossacrificável.
Emissary Escort

Aliado a coisas como Kappa Cannoneer, Frogmyr Enforcer ou Sojourner’s Companion, esse amiguinho pode bater feito um caminhão em versõe agressivas de Artifact Blue.
Gigastorm Titan

Existe um Blue Stompy? Porque com uma Lotus Petal ou uma Chrome Mox, esse monstrengo é um 4/4 por 2 manas que cai no turno 1.
Illvoi Galeblade

Me parece uma carta interessante nos Ninjas – é evasivo no começo do jogo, o Flash permite que você jogue com suas opções abertas (Brainstorm ou Fatal Push no turno 1) e mais tarde, pode simplesmente ser sacrificado por uma carta extra.
Mm’Menon, the Right Hand

Pode ser o fim de curva e um enorme gerador de valor nos deck Azuis de Artefato.
Quantum Riddler

Uma carta de 5 manas, baixada por 2. Sabe o que isso me lembra? Up the Beanstalk. Riddler e o pé-de-feijão parecem ser grandes amigos.
Uthros Research Craft

Ao contrário de outras Spacecrafts, nessa aqui você não está interessado em transformá-la em criatura, mas simplesmente chegar no primeiro estágio e criar um motor de compra. A sua forma final é apenas um bônus.
Preto
Archenemy’s Charm

É uma carta flexível que sempre vai ter usos em decks Monoblack. Os modos podem ser um pouco custosos, mas ter essa variedade de opções costuma atrair a atenção de jogadores.
Timeline Culler

Culler é uma criatura muito difícil de se lidar, pois o custo para ressuscitá-lo é muito baixo. Ao contrário de criaturas semelhantes (Gravecrawler, Bloodghast), ele também pode bloquear, então pode cumprir funções defensivas se necessário.
Xu-Ifit, Osteoharmonist

É um sonho distante, mas eu vejo alguém ressuscitando Phyrexian Dreadnought com isso.
Zero Point Ballad

É uma remoção global ajustável, que por 2 ou 3 manas é capaz de limpar algumas mesas adversárias enquanto deixa o seu lado intacto.
Vermelho
Devastating Onslaught

Onslaught foi tema do nosso último artigo. É uma carta capaz de encerrar jogos na hora, mas depende de muitas condições para ser efetiva. Ainda acho que vale o teste.
Melded Moxite

Eu sempre tenho esperança de que esses efeitos possam ver jogo no formato. Moxile tem a vantagem de gerar valor futuro além de filtrar cartas.
Nova Hellkite

Outra carta discutida no último artigo, ela tem bastante potencial no Red Stompy, especialmente quando combinada a Broadside Bombardiers.
Tannuk, Steadfast Second

Parece que foi até agendado: eu terminei de enviar o artigo de destaque dos spoilers de Edge e, minutos depois, essa carta foi revelada. E ela me parece MUITO interessante, dava para render tranquilamente um artigo sobre ela.
Tannuk parece ser muito interessante no Red Stompy: não só a habilidade de conceder Haste ser bem legal com as criaturas não-Broadside Bombardiers, ele conceder Warp para suas outras cartas é bem legal. A proteção concedida por The One Ring desencadeia duas vezes (quando você invoca ele via Warp e quando você o invoca do exílio); são dois triggers de Pyrogoyf e Fury (lembre que você pode depois fazer a Fury do Warp via seu custo de Evoke, se for necessário).
A coisa fica realmente legal quando você começa a pensar nas possibilidades de usá-lo como uma pseudo Sneak Attack. Embora ele não possa trapacear Emrakul, the Aeons Torn ou Atraxa, Grand Unifier em jogo, há boas opções como Blightsteel Colossus ou Sundering Titan. Esses bichões não seriam cartas que você usaria no seu main deck, mas podem convenientemente ficar esperando lá no seu sideboard para serem acessados via Karn, the Great Creator.
Há aqui bastante potencial de construção, seja para o Red, seja para o Painter ou para algo novo. De longe, a carta que mais me chamou a atenção no set.
Verde
Edge Rover

É uma criatura realmente agressiva por 1 mana e o seu drawback nem é tão desvantajoso assim.
Frenzied Baloth

Esse filhote de Questing Beast é bem legal. São muitas habilidades por pouca mana e uma boa de ressaltar é que ele ignora a prevenção de dano de The One Ring.
Icetill Explorer

Pode muito bem substituir o Ramunap Excavator nos decks de Green Sun’s Zenith.
Mightform Harmonizer

Temos um cara aqui que pode ser realmente legal no deck de Tifa Lockhart.
Dourado
Cosmogoyf

Há no Legacy maneiras bem eficientes de exilar coisas do seu cemitério, como Delve, por exemplo, para que esse Lhurgoyf possa ser uma enorme ameaça por apenas 2 manas.
Syr Vondam, Sunstar Exemplar

Parece uma carta que vale a pena o teste nos Orzhov Death and Taxes.
Tannuk, Memorial Ensign

Outra adição para decks de Landfall, uma maneira de manter o gás fluindo.
Incolor
Tezzeret, Cruel Captain

Tezzeret tem o potencial de crescer muito e muito rápido naqueles decks com uma boa quantidade de Artefatos de custo 0. Ele tutora cartas-chave para várias estratégias e pode sair de mão se o oponente não conseguir pressioná-lo. Não é nada fora da realidade conseguir mais de um Emblema.
Artefato
Bygone Colossus

Com certeza alguém vai me matar com isso e Broadside Bombardiers.
Nutrient Block

Um artefato que compra 1 carta por 1 mana em decks que podem sacrificá-lo pode ser bem eficiente. Será que veremos algum dia um deck de Krark-Clan Ironworks jogando no Legacy?
Thrumming Hivepool

O deck de Slivers foi durante um bom tempo um dos decks de Kindred mais fortes do Legacy, mas com o tempo foi saindo de circulação. Hivepool pode facilmente entrar em jogo por 3 manas ou menos e pode oferecer uma verdadeira fonte de pressão e resiliência à sua colmeia, pois mesmo se as criaturas forem destruídas, no próximo turno, mais 2 Slivers com Haste e Double Strike estarão prontos para um novo ataque e são ainda mais perigosos a cada novo lorde adicionado à mistura.
Acho que essa carta pode reviver um querido arquétipo.
The Dominion Bracelet

Eu só consigo pensar nisso aqui anexado a um Phyrexian Dreadnought.
The Endstone

Essa carta tem muito cheiro de combo, mas não sei se é melhor do que o deck de Mystic Forge já faz.
Terreno
Eumidian Hatchery

Um Terreno que entra desvirado e gera mana colorida deve sempre ser levado em consideração. Ele me lembra Flagstones of Trokair, um Terreno que o oponente não deve querer gastar uma Wasteland e que é capaz de gerar valor no futuro, seja via Crop Rotation ou através de suas próprias Wasteland.
Secluded Starforge

Urza’s Factory foi melhorada! Infelizmente, não deve ser o suficiente para ver jogo, embora ela ofereça caminhos alternativos para decks de Artefatos ganhar no atrito.
Para o Infinito e Além!
Concluímos aqui a nossa análise sobre cartas que devem prosperar no Legacy. No geral, eu gostei mais de Edge do Final Fantasy para o nosso formato. Tannuk, Steadfast Second em particular é uma carta que eu quero muito ver jogando, pois há muitas possibilidades ali.
Vamos ver se essa viagem espacial vai trazer impactos a um formato que precisa de mudanças. É isso por hoje, um abraço cosmológico e até a próxima!













— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment