Magic: the Gathering

Review

Deck Tech Commander: Rocco, Cabaretti Caterer

, updated , Comment regular icon0 comments

Nossa proposta é construir um baralho de Rocco, Cabaretti Caterer, utilizando cartas comuns de pequeno preço e grande valor.

Edit Article

Nossa proposta é construir um baralho de Rocco, Cabaretti Caterer, utilizando cartas comuns de pequeno preço e grande valor, surpreendendo nossos oponentes com uma estratégia consistente baseada em criaturas.

Sobre o comandante

Rocco, Cabaretti Caterer é um dos novos Comandantes Cabaretti Magic Symbol RMagic Symbol GMagic Symbol W apresentado em Nova Capenna. A habilidade do elfo replica a mágica Chord of Calling ao entrar no campo de batalha, ou seja, joga as criaturas diretamente do baralho para o campo de batalha fazendo que virtualmente qualquer criatura seja nosso comandante.

Ad

Sua grande versatilidade permite optar por diferentes temas para a construção de seu baralho, seja de forma linear ou diversificada, adaptando as jogadas de seus oponentes.

Loading icon

Nas cores Naya, facilmente alcançamos grandes somas de mana permitindo jogar o comandante já nos turnos iniciais, criando uma vantagem escalonada em uma cadência semelhante às marchas de um veículo e gerando possibilidades de criar um toolbox altamente adaptativo. Isso garante acesso às respostas adequadas a cada situação, ou acesso às peças de combos de maneira consistente.

Lista sugerida

Loading icon

Sobre o baralho

O deck conta com forte interação e adaptação, jogando com diversas anulações, remoções globais e individuais. A ideia aqui é esculpir o campo de batalha à medida que dita o ritmo do jogo até montar um dos combos e vencer em um turno explosivo. Vamos destacar os pacotes e interações principais para melhor compreensão.

Mana Dorks

Os geradores de mana são um de nossos recursos mais importantes, uma vez que são o combustível de nosso comandante.

Loading icon

Alguns destes geradores de mana são peças importantes de combos, por isso merecem uma atenção diferenciada.

Devoted Druid, Pili-Pala, Skirk Prospector e Thermopod são capazes de gerar mana infinita em interações peculiares, e as aliadas Stonework Packbeast e Skyshroud Elf filtram este mana corrigindo as cores.

A lista foi composta por cartas comuns de forma que é compatível com as versões padrão e Pauper de Commander, entretanto, algumas cartas ainda que comuns apresentam preços elevados, então fechamos em uma budget reduzida mesmo para o formato PDH, evitando cartas como Lotus Petal e Ashnod's Altar.

Linhas de combo

Nossas condições de vitória estão ligadas a loops de mana infinita, tendo como principais finalizadores Rolling Thunder para dano letal em todos os oponentes e danos infindáveis com Impact Tremors e criaturas com Persist.

Image content of the Website

Linhas de mana infinita

A inspiração maior desta construção foi o baralho Magic Symbol BMagic Symbol R Goblins conhecido como Moggwarts, parodiando a universidade da famosa série de livros inglesa. Que utilizava a interação entre a mecânica de Persist somada a mágica First Day of Class para gerar mana infinita com Skirk Prospector. Nossa versão substitui o Putrid Goblin da versão original por Scuzzback Marauders para o mesmo fim.

Moggwarts RG Combo

Loading icon

- Conjure ou tenha no campo de batalha Skirk Prospector;

Ad

- Conjure First Day of Class;

- Sacrifique Scuzzback Marauders;

- A habilidade de Persist desencadeará, e Scuzzback Marauders voltará para o jogo com um marcador -1/-1.

- A habilidade de First Day of Class desencadeará, adicionando um marcador +1/+1.

- Marcadores +1/+1 e -1/-1 se anulam mutuamente.

- Repita o processo para Magic Symbol R Infinito.

Moggwarts RG Variante

Loading icon

A Seguir temos o mesmo combo utilizando Thermopod como fonte de mana, a vantagem principal é que Thermopod permite sacrificar outras criaturas incluindo nosso comandante, o que utilizando filtros de mana permite facilmente conjurar todas as criaturas do deck:

Thermopod Variante

Loading icon

- Conjure ou tenha no campo de batalha Thermopod e Ivy Lane Denizen;

- Sacrifique Scuzzback Marauders;

- A habilidade de Persist desencadeará, e Scuzzback Marauders voltará para o jogo com um marcador -1/-1.

- A habilidade de Ivy Lane Denizen desencadeará, adicionando um marcador +1/+1.

- Marcadores +1/+1 e -1/-1 se anulam mutuamente.

- Repita o processo para Magic Symbol R Infinito.

Elvenpod Variante

Loading icon

Birchlore Rangers

Loading icon

Uma variação do combo clássico de Midnight Guard e Presence of Gond para gerar mana infinita com a adição de Birchlore Rangers, que ao virar dois dos tokens criados nos permite gerar mana de qualquer cor.

Pili-Pala Cultivation

Conhecido em diversos formatos por inúmeros combos de turno três, Pili-Pala foi adicionado à nossa lista combinado com a carta de Kamigawa: Neon Dynasty, Careful Cultivation, que é perfeita para aquela vitória explosiva. Esta linha foi adicionada após o contato com o baralho de cPDH de TallWizard88link outside website, que compartilha grandes semelhanças com nossa lista.

Loading icon

- Encante o Pili-Pala com Careful Cultivation;

- Gere 2 manas verdes utilizando a habilidade concedida por Careful Cultivation;

- Pague 2, desvire Pili-Pala e adicione uma mana de qualquer cor à sua reserva de mana.

- Repita esse processo quantas vezes quiser.

Finalizadores

Ao gerar mana infinita temos uma série de possibilidades de utilização para os recursos gerados.

A primeira opção é jogar o comandante repetidas vezes, selecionando as melhores opções para cada cenário. A recursão do comandante pode ser realizada de diferentes maneiras, uma delas é sacrificando e devolvendo para zona de comando, e nesta linha podemos utilizar Thermopod, ou ainda uma remoção pontual como Lightning Bolt. Buscando Witty Roastmaster e Heliod's Pilgrim tutorando Impact Tremors uma vez que tenhamos realizado a opção por combos ETBs ou baseados em Midnight Guard. Alternativamente podemos buscar Flamewave Invoker e utilizar sua habilidade ativada repetidas vezes.

Ad

Loading icon

Outra linha é devolver o comandante para a mão por meio das mágicas Alley Evasion e You're Ambushed on the Road ou com os efeito da criatura artefato Aegis Automaton, que também pode gerar interações incomuns como um loop de Lightning Bolt e Ardent Elementalist reduzindo os pontos de vida de todos os oponentes a zero.

Também podemos comprar cartas até localizar Rolling Thunder, criando um loop com Spirited Companion ou comprar e descartar com Merchant of the Vale.

Outras linhas

A aura Sigil of the Nayan Gods pode finalizar o jogo por meio de um único ataque ao criarmos infinitas fichas em velocidade instantânea, utilizando Midnight Guard ou ainda Devoted Druid somados a Presence of Gond.

Na linha utilizando a druida, a carta Ivy Lane Denizen atua como finalizador. Atacar com o Swarm é possível buscando Tuktuk Rubblefort, que concede ímpeto a todas as criaturas.

Loading icon

Interações

Escolhemos um conjunto de interações de diferentes tipos e funcionalidades, parte visando proteger combo e nossas criaturas, e outra remover ameaças de nossos oponentes. No primeiro grupo utilizamos anulações nas cores vermelha e branca tais como Pyroblast e Mana Tithe.

Loading icon

Para proteger as criaturas, Tamiyo's Safekeeping é uma carta formidável. Complementares ao comandante utilizamos You're Ambushed on the Road e Alley Evasion, uma vez que devolvem as criaturas para mão ou atuam como truques de combate e até mesmo como finalizadoras dentro de loops, como vimos com Lightning Bolt.

Loading icon

Temos um pacote de remoções pontuais para diferentes tipos de ameaças, seja por meio de mágicas como Abrade e Nature's Claim, ou por meio de permanentes, sejam criaturas como Flamewave Invoker e Cathar Commando, ou encantamentos como Reprobation e Lignify.

Loading icon

Remoções globais não devem ser negligenciadas, sejam elas simétricas como Fiery Cannonade ou assimétricas como Electrickery. Adicionamos uma remoção global que afeta cemitérios, Tormod's Cryptkeeper, pois a presença deste tipo de interação é indispensável.

Recursão

Jogando com combos, especialmente quando jogamos com um orçamento restritivo, se faz necessário formas de retornar ao jogo caso o combo falhe por alguma interação com os oponentes.

Existem duas formas principais: redundância e recursão. Já vimos as variações do combo e seu comportamento. As escolhas de recursão foram balizadas por sua versatilidade, então, Trusty Retriever foi preterida a Salvage Scout.

Ad

Loading icon

Otimização

A carta Rocco, Cabaretti Caterer permite seguir em quaisquer linhas que seu construtor de baralhos desejar, afinal nosso comandante é um tutor.

Utilizar diferentes linhas de combo e fazer uso de um arsenal de hatebears, peças de stax e diferentes combinações de criaturas é comum dada sua natureza.

Versão alternativa

Outra forma de configuração do deck é optar por uma construção que privilegia a estratégia de token swarm com acesso a combos de fichas infinitas.

O primer pode ser lido na matéria Pauper Commander - Melhores cartas e Comandantes de New Capennalink outside website.

Loading icon

Versão otimizada

Loading icon

Nessa versão de outra plataforma, podemos observar a versatilidade de Rocco em ação. Sabendo que sempre temos uma das peças de combo na zona de comando, é grande a diversidade de linhas que podem ser exploradas em combinações de duas ou mais cartas.

Aqui temos linhas de Vivien Pod, baseada na planinauta Vivien on the Hunt, Food Chain, Kiki-Jiki, Mirror Breaker, Protean Hulk, entre outras. Podemos encontrar a descrição detalhada destes e de outros combos na seção Comboslink outside website.

Conclusão

O ciclo de lendas incomuns de Streets of New Capenna nos trouxe excelentes comandantes budget, e estes comandantes em sua grande parte quebram os estereótipos ligados a relação raridade-poder.

Rocco, Cabaretti Caterer é um comandante Naya singular e pode ser jogado nas mais diferentes estratégias baseadas em criaturas. Ao iniciar nesse universo tivemos um grande espaço para baralhos budget, procurando opções que permitissem o acesso do maior número possível de pessoas ao formato e felizmente cada vez mais encontramos novas e boas opções para comandantes.

Ainda que seja desafiador jogar com baralhos de baixo orçamento, não é inviável, pois durante os testes para este escrito jogamos uma partida na qual sofremos seis board wipes e ainda assim vencemos, dada resiliência de nosso comandante. Pauper EDH é um território ainda inexplorado para muitos, inclusive para mim, contudo jogar com restrições é uma realidade de diversas regiões e jogadores.

Deixe-me saber nos comentários abaixo se você ou seus amigos têm versões diferentes, ou alguma sugestão curiosa. Continue acompanhando os decks de Streets of New Capenna!

Confira também:

Quiz: Qual arquétipo mais combina com você em MtG?link outside website

Upgrading Commander Precon: Obscura Operationlink outside website

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!