Magic: the Gathering

Review

Deck Tech Commander: Hokori, Dust Drinker - Stax

, updated , Comment regular icon0 comments

Nossa proposta com Hokori, Dust Drinker é um deck de STAX que utiliza a privação de recursos e assimetria como arma para sobrepujar os oponentes.

Edit Article

Introdução

STAX é a estratégia pautada na privação de recursos e utiliza permanentes com habilidades que impedem que os jogadores realizem ações no jogo. Hokori, Dust Drinker é uma poderosa peça de STAX, pois sua habilidade impede os jogadores de desvirarem seus terrenos.

Seu efeito é simétrico, ou seja, afeta todos os jogadores de forma igual, contudo, baralhos com este tema são especializados em burlar as restrições extraindo vantagem das inúmeras proibições. Nosso objetivo é jogar Hokori o mais rápido possível, ainda nos turnos iniciais, e desenvolver nosso jogo sem depender de terrenos, utilizando uma vasta gama de artefatos para isso.

Ad

Comandante

Hokori, Dust Drinker é um poderoso Kami, ou seja, um espirito ancestral, ligado as areias e seca sua manifestação é uma imensa tempestade de poeira que tudo devora. Sua origem é desconhecida e ainda não retratada na lore de Kamigawa.

Loading icon

Em termos de jogo ele gera escassez de recursos ao impedir que os terrenos desvirem, e ainda que possua um corpo frágil tem a capacidade de estabelecer o ritmo da partida negando o acesso à mana, desacelerando o jogo e dificultando a vida de nossos oponentes.

Loading icon

Estratégia

O objetivo principal de nossa estratégia é interromper a simetria gerada pela escassez de mana para sobrepujar nossos oponentes. A primeira forma de alcançar este objetivo está na substituição dos terrenos por artefatos na geração de mana e utilização de cartas de baixo CMC, custo de mana convertido. A utilização de Angel of Condemnation ou Flickerform permite uma assimetria poderosa, ambas as cartas tem habilidades ativadas de Flickering, ou seja, "Exile a permanente alvo. Devolva aquele card ao campo de batalha sob o controle de seu dono no início da próxima etapa final.". Desta forma, quando ativamos a habilidade de flicker na fase final do oponente que nos precede na rodada, exilamos Hokori, Dust Drinker até a nossa fase final, assim podemos desvirar nossos terrenos e manter nossos oponentes virados. O ultimato de Basri Ket é nosso finalizador primário, gerando uma quantidade de criaturas expressiva e ampliando nossas defesas. A vantagem gerada por Sun Titan aumenta gradativamente a assimetria e combinado com World Queller tende a levar o jogo para o fim caso esta sinergia não seja interrompida.

Loading icon

Fontes de mana

Jogamos priorizando os artefatos de mana e por isso contamos com um número reduzido de terrenos. As Planícies são predominantes, contudo utilizamos alguns terrenos utilitários, dentre esses temos as Cycling Lands - Secluded Steppe e Desert of the True que atuam como um cantrip garantindo compras extras. Karoo e Remote Farm são capazes de gerar duas manas, assim como Ruins of Trokair que ao ser sacrificada gera duas manas. Icatian Store é uma Storage Land que possui uma sinergia interessante com nosso comandante ao acumular contadores enquanto permanece virada.

Loading icon

Contamos com um grande número de pedras de mana com efeitos distintos e de diversos CMCs. As pedras de mana rápidas de custo dois ou menor são Everflowing Chalice, Sol Ring e Mind Stone que entram em jogo desviradas e Marble Diamond, Ebony Fly e Guardian Idol que entram em jogo viradas.

Loading icon

Ad

As pedras de CMC 3 são as mais numerosas do formato e as que melhor atenderam minhas expectativas foram Darksteel Ingot, Commander's Sphere, Tooth of Ramos e Thunder Totem, dentre as que entram desviradas. Já Worn Powerstone entra virada, e Palladium Myr sofre enjoo de invocação. Também de custo 3 os redutores Starnheim Courser, que diminui o custo dos artefatos e dos encantamentos, e Oketra's Monument, que reduz o custo de conjuração de criaturas brancas, forma nossas opções.

Loading icon

Nossas big rocks, pedras de mana de custo 4 ou maior, são Khalni Gem que permite devolver duas planícies viradas para mão, gerando vantagem no jogo.Hedron Archive que gera duas mana ou pode ser sacrificado para comprar cartas adicionais. Já White Mana Battery acumula mana não utilizada para um uso futuro.

Loading icon

Vantagem em Cartas

Compras são sempre um assunto delicado em baralhos brancos e neste baralho utilizamos algumas mecânicas como cycling e monarch para gerar compras adicionais tendo em Court of Grace uma fonte de compras e de fichas. Inheritance é uma forma muito consistente de comprar, em especial quando temos muito mana disponível por meio dos artefatos e poucas cartas na mão.

Mercadian Atlas é outra fonte de compras bastante frequente dado a escolha de jogar com um número menor de terrenos. Open the Armory é um tutor importante para buscar Flickerform e gerar a assimetria que queremos. O Sun Titan garante um recursão importante devolvendo qualquer permanente de custo 3 ou menor.

Loading icon

Virar permanentes

Uma maneira de manter as permanentes do oponente viradas é fazer com que elas entrem viradas, cartas como Orb of Dreams e Kismet garantem que todas as permanentes de nossos oponentes entrem viradas. Imposing Sovereign faz o mesmo mas afeta somente criaturas e Juntu Stakes impede que criaturas com poder 1 ou menor desvirem aprisionando os mana dorks mais populares do formato.

Scepter of Dominance utilizado durante a manutenção dos oponentes é bastante forte, prendendo algum jogador especialmente problemático em um soft lock, reduzindo ainda mais seus recursos.

Loading icon

Interações

Uma das maiores forças da cor branca são as remoções. Swords to Plowshares é a melhor remoção de criaturas do formato e do Magic. Dispatch e Condemn também custam uma mana e são uma forma rápida de lidar com ameaças.

Angel of Condemnation é versátil pois pode tanto proteger uma de nossas criaturas, quanto remover uma criatura do oponente. Já Disenchant e Abolish são dedicadas a destruir artefatos e encantamentos.

Ad

Loading icon

As mágicas Unexpectedly Absent, Generous Gift e Oblation lidam com qualquer tipo de permanente. World Queller faz com que cada jogador sacrifique uma permanente durante a nossa manutenção.

Loading icon

As mágicas de proteção selecionadas foram Brave the Elements que concede proteção contra a cor escolhida para todas as criaturas brancas sob nosso controle, Mana Tithe uma anula na cor branca e Dawn Charm é uma mágica versátil que permite prevenir danos, proteger uma criatura da destruição ou ainda anular uma mágica.

Flickerform é uma aura que possui uma habilidade ativada que exila a criatura encantada e todas as auras anexadas nela até a próxima fase final.

Loading icon

As remoções globais presentes neste baralho são em grande parte efeitos de Equilíbrio.

Magus of the Balance faz com que todos os jogadores sacrifiquem permanentes até ter a mesma quantidade de cada tipo e o mesmo número de cartas na mão, Restore Balance é idêntico, exceto pelo fato de ser conjurado por meio da habilidade de suspender, Balancing Act faz com que o número total de permanentes seja igual entre todos.

Loading icon

Heliod's Intervention destroi X artefatos ou encantamentos. Consulate Crackdown exila todos os artefatos controlados pelos oponentes enquanto permanecer no campo de batalha. Hour of Revelation custa apenas três manas caso haja mais que 10 permanentes no campo de batalha que não sejam terrenos, e destrói todas as permanentes não-terreno.

Loading icon

Taxas

As taxas são efeitos que aumentam os custos de mana de mágicas e efeitos, ou exigências em mana para realizar determinadas ações. Podemos trazer como exemplo Ghostly Prison que impõe o pagamento de 2 manas para realizar o ataque com uma criatura. A Windborn Muse também atua sobretaxando ataques. O Tithe Taker aumenta o custo de mágicas e habilidades realizadas pelos oponentes durante nosso turno, Suppression Field também afeta todas as habilidades, exceto habilidades de mana. A God-Pharaoh's Statue acresce o custo de todas as mágicas controladas pelos oponentes em 2 e causa um ponto de dano a cada oponente em nossa fase final.

Loading icon

A Chancellor of the Annex anula todas as mágicas jogadas pelos oponentes a menos que este pague uma mana adicional. Lodestone Golem e Vryn Wingmare acrescem o custo de todas as mágicas de não-criatura em uma mana. Spelltithe Enforcer impõe um custo de uma mana a cada vez que um oponente jogar uma mágica, caso este custo não seja pago, aquele jogador deve sacrificar uma permanente.

Ad

Magus of the Tabernacle cobra uma mana para cada criatura durante a fase de manutenção daquele jogador, caso não seja possível pagar este custo aquele jogador sacrifica aquela criatura.

Loading icon

Supressão

Vamos chamar de supressão efeitos que negam ou impedem que determinadas habilidades, estados ou ações aconteçam. Podemos começar por Tomik, Distinguished Advokist, seu efeito diz que nossos terrenos não podem ser alvos das mágicas e habilidade dos oponentes e que os oponentes não podem jogar terrenos do cemitério.

O Spirit of the Labyrinth é uma criatura que impede que jogadores comprem mais de uma carta a cada turno. O Aven Mindcensor altera os tutores permitindo procurar apenas nas primeiras cartas do baralho.

As cartas Hushbringer e Hushwing Gryff cancelam todos os efeitos de ETB desencadeados por criaturas, já Damping Matrix impede a ativação de efeitos de criaturas e artefatos. Rule of Law e Eidolon of Rhetoric decretam que somente uma mágica pode ser jogada a cada turno.

Loading icon

Upgrades

As escolhas de customização em baralhos de STAX variam da realidade do grupo de jogo, então observe atentamente os baralhos dos seus amigos e oponentes e pesquise a melhor forma de contra-atacar cada estratégia.

Há cartas que são universais como Drannith Magistrate e Esper Sentinel. Para virar as cartas dos oponentes ou mantê-las viradas, são muito fortes as adições de Loxodon Gatekeeper, Thalia, Heretic Cathar e Winter Orb.

Leonin Arbiter é um ótimo anti-tutor, em especial nos turnos iniciais. Já Solitary Confinement e Righteous Aura são uma forma eficiente de prevenir danos. Archangel of Tithes e Aura of Silence são algumas taxas adicionais e Angelic Arbiter é uma trava muito eficiente e podemos também adicionar Ethersworn Canonist com o intuito de desacelerar o jogo. O Eidolon of Obstruction cria taxas para ativar habilidades de planeswalkers.

Conclusão

STAX é uma estratégia sólida e antiga no Magic: the Gathering e possui muitos defensores, mas também ofensores. Embora os famigerados hard locks sejam muito agressivos para mesas casuais, elementos de STAX e controle são saudáveis para o formato, uma vez que são eles os principais inibidores de combos degenerados.

A diversão sempre é o objetivo do Commander e de todo o Magic, por isso o diálogo anterior aos jogos é fundamental para que todos alcancem suas expectativas em relação ao jogo. Portanto, tenhamos em mente que a diversão muitas vezes é fazer grandes jogadas, ataques incríveis e outras vezes é construir um imenso pillowfort e perguntar "vais pagar um?".

Sugiro a leitura dos artigos sobre Kamigawa:

Ad

- Deck Tech Commander: Azami, Lady of Scrollslink outside website

- Flashback: Resumo da Lore de Kamigawalink outside website

Obrigado pela leitura e bons jogos! Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!