Magic: the Gathering

Review

Deck Tech Commander Budget - Old Stickfingers Storm

, updated , Comment regular icon0 comments

Este artigo trará uma lista budget baseada em Storm e interações com o cemitério utilizando um dos novos comandantes da edição Innistrad: Midnight Hunt!

Edit Article

Mecânicas com Old Stickfingers

A coleção Innistrad Midnight Hunt trouxe algumas surpresas assustadoras, entre elas, Old Stickfingers é sem dúvida minha favorita, pois permite combos aterradores, jogadas famigeradas e o melhor dos clássicos: reanimator.

A proposta de deck de Old Stickfingers é de um Storm baseado em cemitério, utilizando a habilidade desencadeada de nosso comandante para tutorar as peças de nossa jogada, buscando finalizar o jogo com uma rajada de Tendrils of Agony ou ainda com dano infinito. Há uma linha de vitória alternativa através de infectar.

Ad

Old Stickfingers - Conhecendo o Comandante

Old Stickfingers, é um horror ancestral de Innistrad. Possui milhares de anos de idade e tantos quantos os anos são seus nomes - Aval, Senhor das Vinhas da Morada, O Portador do Terror, o Destruidor, Macath e milhares de outros.

*Old Stickfingers

*Terror-bringer

*Knows when children disobey

*If you're slacking

*He's attacking

Did you do your chores today?

Old Stickfingers'

Presence lingers

Inside every hollow tree

Don't sneak out

Or you'll shout

And no one will remember thee

Rima infantil

Seu visual evoca no imaginário os mais diferentes mitos. Isso me lembra "He Who Walks Behind the Rows", entidade do conto “Children of Corn” de Stephen King, ou ainda “Babadook”, onde temos seres ligados intimamente a uma localidade, pessoa ou linhagem.

De forma semelhante, já tivemos a presença de espíritos guardiões no Magic: The Gathering, como na carta Spirit of the Hearth. Seu conto, um dos mais tetricos da história recente de Innistrad: Midnight Hunt, pode ser lido em His Eyes, All of Themlink outside website.

Loading icon

A carta Old Stickfingers possui poder e resistência variados dependendo do número de criaturas em seu próprio cemitério, além de ter a habilidade assustadora de cavar cartas em seu próprio baralho em qualquer quantidade — uma fonte de imenso valor uma vez que em diversos baralhos o cemitério é uma extensão da própria mão.

Loading icon

Estratégias do deck

“Terror-bringer”

- Old Stickfingers

A estratégia de Old Stickfingers é baseada em sua habilidade desencadeada na entrada, que coloca em nosso cemitério todas as nossas criaturas.

Haakon, Stromgald Scourge permite jogar cartas de cavaleiro do cemitério para o campo de batalha, portanto, optamos por usar o subtipo cavaleiro em todas as demais criaturas do baralho. São eles Jousting Dummy, que é uma criatura artefato que tem resistência 1 e seu custo de mana convertido igual a 2, detalhes importantes que serão abordados mais adiante, e Cabal Paladin, que pune nossos oponentes causando 2 pontos de dano a cada oponente toda vez que jogarmos uma mágica histórica (Os Artefatos, os Cards Lendários e as Sagas são cards históricos).

Loading icon

Quando essas criaturas estão no cemitério, ocorre uma interação importante, pois cada vez que Jousting Dummy for conjurado, nosso Cabal Paladin causará 2 pontos de dano. Nossa tática principal é realizar esta interação repetidas vezes até finalizar nossos oponentes.

Para acelerar essa interação precisamos que nosso Jousting Dummy sempre volte para o cemitério após ser jogado e ter mana suficiente para pagar o seu custo. Para tal, contaremos com o encantamento Heartless Summoning que reduz o custo de nossas criaturas em 2 e reduz seu poder e resistência em 1. Desta forma ao conjurar pagaremos 0 e ele sempre será enviado de volta ao cemitério, uma vez que sua resistência é igual a 0.

Ad

Remoções e Interações do Deck

“Knows when children disobey ”

- Old Stickfingers

O uso de interações com os demais jogadores é parte importante de nossa estratégia em forma de remoções. As interações diretas são abundantes e visam ser eficientes contra o maior número de ameaças possíveis.

Savage Summoning impede que nosso comandante seja anulado. Autumn's Veil protege nossas criaturas de interações dos oponentes e impede que nossas mágicas sejam anuladas. Shred Memory pode ser utilizado para remover cartas problemáticas do cemitério dos oponentes, ainda que raramente. De forma semelhante Turn the Earth pode ser utilizado, contudo, a maioria das vezes visa proteger nosso próprio cemitério de remoções.

Broken Bond é uma remoção com um ramp ocasional. Duress remove ameaças antes de serem jogadas. Gaze of Granite é uma remoção global seletiva excelente para aqueles Grave Hates que tanto nos atrapalham, já Languish lida com criaturas menores, sejam elfos de mana, goblins ou aqueles Hatebears tão incômodos. Cursed Totem, embora não seja uma remoção, é uma interação poderosa que impede a ativação das habilidades de criaturas.

Loading icon

Compras e tutores do Deck

“Presence lingers ”

- Old Stickfingers

Old Stickfingers já realiza o papel de tutor por excelência, contudo, precisamos de um reforço para pegar aqueles cards que ele não busca. Dentre os tutores que utilizamos estão Dark Petition que para devidos fins custa 2 manas; Diabolic Tutor, Mausoleum Secrets tutor de custo 2 baseado em Necronutrimento, perfeito para nossa estratégia; Shred Memory possui a função de tutor por meio da habilidade transmutar e Wishclaw Talisman sempre um excelente tutor.

Localizar os cards certos rapidamente é primordial em baralhos baseados em combinação de cartas. Além da possibilidade de buscar cartas através dos tutores, contamos com compras, cantrips e recursão.

Dentre as compras diretas temos Read the Bones, Sign in Blood, Greed, Dark Tutelage, Ransack the Lab e Arguel's Blood Fast. Alguns efeitos de roda como Dark Deal e Credit Voucher são muito importantes para descartar nossas criaturas caso elas sejam compradas.

Recuperação de recursos em formatos singleton tem importância tremenda visto que a redundância nem sempre é possível. Entre nossas segundas chances estão: Regrowth, Reclaim, Conjurer's Bauble, Elixir of Immortality.

Loading icon

Ad

Aceleradores de Mana

“Inside every hollow tree”

- Old Stickfingers

Alcançar a curva correta o mais rápido possível muitas vezes é a diferença que precisamos para encaixar aquela jogada decisiva de maneira a surpreender nossos oponentes, então contamos com uma quantidade abundante de fontes de mana para suplementar os recursos gerados com nossos terrenos.

Entre os diferentes grupos de fontes alternativas, usaremos como opção as pedras de mana de menor custo visando curvar rapidamente; os aceleradores e buscadores de terrenos, e nessas categorias temos rituais, mágicas que colocam terrenos em nossa mão e outras diretamente em jogo.

Como outra opção, levamos alguns encantamentos que ampliam a quantidade de mana gerado por alguns terrenos; por último os terrenos que podem ser sacrificados para gerar mana adicional.

Loading icon

Linhas de Vitória e Combos

“Don't sneak out or you'll shout”

- Old Stickfingers

Nossa combinação para vitória tem Haakon, Stromgald Scourge e Heartless Summoning como centro para jogar Jousting Dummy quantas vezes forem necessárias para vencer usando alguns finalizadores:

Tendrils of Agony causando 2 de dano a um oponente e ganhando 2 de vida para cada vez que conjuramos Jousting Dummy.

Cabal Paladin causando dois de dano a cada oponente cada vez que conjurarmos uma mágica histórica, assim sendo toda vez que jogarmos Jousting Dummy.

Tainted Strike e Phyresis quando jogados com Cabal Paladin permitem causar dano em forma de marcadores de veneno em todos os oponentes. Esta linha permite uma jogada diferenciada onde podemos jogar nossas pedras de mana ou nosso comandante sucessivas vezes para o cemitério infectando nossos oponentes. Ou ainda um Jousting Dummy com dano letal caso tenhamos muito mana disponível.

Conclusão

“And no one will remember thee ”

- Old Stickfingers

Old Stickfingers é um comandante com um potencial incrível para aqueles que gostam de interações com o cemitério, pois ganharam mais uma opção consistente. As linhas de combo com cemitério são diversas e cada uma tem suas particularidades. A linha com Haakon poderia ser diferente com Ashes of the Fallen ampliando as possibilidades de interações e outras linhas seguem Razaketh, the Foulblooded, Necrotic Ooze e Rot Hulk como centro. Todas essas alternativas podem agregar juntamente com as já conhecidas jogadas de Golgari / Murchaflor.

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Ad

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!