Magic: the Gathering

Review

Deck Tech Commander: Ikra & Ishai, Mutate Midrange

, updated , Comment regular icon0 comments

A proposta neste deck adaptativo de comandantes parceiros Ishai, Ojutai Dragonspeaker e Ikra Shidiqi, é utilizar as mutações para desenvolver suas criaturas e sobrepujar os oponentes.

Edit Article

Introdução

Ikoria trouxe monstros poderosos que representavam o ápice da ferocidade no pináculo da cadeia alimentar. Desde seu lançamento aguardava pelo momento de construir um baralho para utilizar a mecânica de mutação. Durante minhas recentes férias aproveitei a oportunidade para jogar na LGS e via Spelltable com os reis dos monstros.

Loading icon

Dentre os predadores absolutos, os meus eleitos foram Nethroi, Apex of Death e Brokkos, Apex of Forever. Ambos compartilham de recursividade e resiliência, por isso, havia conceituado baralhos para ambos mas não conseguia definir uma escolha, e foi então que optei por uma construção que me permitirá utilizar os dois.

Ad

Em Commander 2016 tivemos além de comandantes poderosos e divertidos a estreia da mecânica de parceiro. A dupla escolhida foi a presente no deck Breed Lethality, que tinha como sua comandante principal Atraxa, Praetors' Voice. Nas cores Azul e Branca combinada com Preta e Verde temos Ishai, Ojutai Dragonspeaker e Ikra Shidiqi, the Usurper, respectivamente, sendo os comandantes escolhidos para este deck.

Os Comandantes

A escolha dos comandantes teve algumas condições:

*A criatura lendária não possuir entre seus tipos — humano.

*Ter alguma habilidade de evasão.

*Contemplar as cores Azul, Branco, Preto e Verde.

Ishai, Ojutai Dragonspeaker dispõe da combinação de cores Azorius (Branca e Azul), tem a habilidade de Voar, e carece do subtipo humano, sendo uma ave monge. Sua habilidade desencadeada de receber marcadores a cada vez que um oponente realiza uma mágica o torna um alvo incrível para mutação dado que os marcadores permanecem ao ser modificada.

Loading icon

Ikra Shidiqi, the Usurper apresenta entre seus tipo Naga e Mago, sua evasão é Ameaçar e sua habilidade estática ao gerar uma grande quantidade de pontos de vida é uma forma eficiente de retomar a partida.

Loading icon

O Baralho

Loading icon

Base de Mana

Jogar criaturas grandes e de muitas cores geralmente é um desafio, dado a necessidade de corrigir a curva para garantir o acesso a todas as cores necessárias. Uma das formas mais eficientes de aceleração é jogar terrenos adicionais e essa é uma especialidade da cor verde. Junto à utilização de mana dorks e mana rocks, contamos com redutores de custo.

Terrenos

A correção das cores ocorre por meio da utilização de terrenos que dispõe de duas ou mais cores.

As tri-lands, embora em sua maioria entrem viradas, permitem uma correção eficiente nos turnos iniciais. A utilização dos triomas pode ser substituída pelo uso dos Lairs, de maneira semelhante todos os terrenos de duas cores podem ser substituídos por opções baseadas na pool de cada jogador.

Loading icon

A utilização de terrenos utilitários foi reduzida visando a correção das cores, contudo, a utilização de Alchemist's Refuge e Rogue's Passage foi mantida. A evasão concedida pela passagem é determinante em muitos jogos. Alchemist's Refuge ao conceder lampejo para as cartas não-terreno é contundente gerando um grande impacto nos jogos.

Magicas, Feitiços e o Encantamento

Nossa aceleração baseada em terrenos conta com algumas mágicas clássicas que compõem o arcabouço padrão da cor verde: Farseek, Rampant Growth, Cultivate e Kodama's Reach. Dig Up e Traverse the Ulvenwald são tutores de terrenos básicos versáteis, pois permitem buscar outros tipos de cartas.

Wilderness Reclamation permite desvirar os terrenos na fase final o que garante a possibilidade de utilizar toda mana disponível durante o nosso turno e permanecer protegido durante o turno de nossos oponentes.

Ad

Loading icon

Rocks e Dorks

O uso de mana dorks e mana rocks foi reduzido para privilegiar o uso de redutores.

Entretanto, Sakura-tribe Elder foi mantido dado sua habilidade de buscar terrenos, que pode ser reutilizada múltiplas vezes ao interagir com cartas como Necropanther e Nethroi, Apex of Death. Já Paradise Druid por ter Resistência a Magias é um forte candidato a sofrer mutações.

Além de Sakura-tribe Elder,outras criaturas colocam terrenos diretamente em jogo, como Migratory Greathorn, Parcelbeast e Auspicious Starrix.

Já na categoria dos artefatos utilizamos Sol Ring, um dos mana rocks positivos mais fortes de todo Magic, The Gathering e Arcane Signet, que em comparação aos outros sinetes e medalhões, chega a ser desbalanceado.

Loading icon

Redutores

Uma das grandes dificuldades em jogar com mutações é o alto custo de mana, semelhante à habilidade de agraciar. Sendo custo alternativo para conjurar as mágicas de criatura podemos nos valer de redutores de custo.

Grandes Poderes, Altos custos
Grandes Poderes, Altos custos

Pollywog Symbiote reduz o custo das mutações em 1, e a cada mutação garante um loot, nada mal para uma criatura de duas manas. Cemetery Prowler é formidável, além de reduzir o custo de nossas criaturas em 1, normalmente, também é um hate de cemitério eficiente.

Mistform Warchief é uma criatura interessante pois reduz o custo de criaturas de seu mesmo tipo em 1, sendo que seu subtipo pode ser alterado utilizando sua habilidade ativada ou ao sofrer mutação. Centaur Omenreader ao estar virado reduz o custo das mágicas de criatura em 2, seja atacando e utilizando lampejo ou por meio da habilidade de Archipelagore, extrair vantagem desta habilidade é algo simples.

Thryx, the Sudden Storm garante uma proteção para nossas mágicas impedindo que elas sejam anuladas e reduz os custos de nossas criaturas em 1. Nylea, Keen-Eyed reduz as mágicas de criatura em 1 e possui uma habilidade que gera vantagem em cartas.

Loading icon

Vantagem em cartas

Compras

A vantagem em cartas por meio de compras é importante para não perder o gás ou para manter a cadência do jogo. Utilizamos prioritariamente criaturas para comprar cartas, dada a necessidade de alvos para extrair o máximo das mutações.

Stormchaser Drake e Triton Fortune Hunter interagem com nossas mutações de forma semelhante ao encantamento Season of Growth gerando compras sempre que são alvos de nossas mágicas. Cold-Eyed Selkie e Oakhame Adversary compram cartas ao causar danos aos oponentes.

Ad

Beast Whisperer gera compra de cartas sempre que jogamos uma mágica de criatura. Incluindo as mutações, o baralho conta com aproximadamente 8 formas de compras diretas, um número expressivo considerando as outras vantagens.

Loading icon

Jogar do topo

Nylea, Keen-Eyed permite revelar a carta do topo de nosso grimório e caso seja uma criatura adicionar para a mão, Parcelbeast revela o topo e caso seja um terreno, o coloca diretamente em jogo e caso não seja, coloque aquela carta em sua mão.

Rashmi, Eternities Crafter permite jogar cartas diretamente do topo do baralho ao jogar a primeira mágica a cada turno, Auspicious Starrix joga diretamente no jogo X cartas de permanente do topo do baralho, sendo X o número de vezes que foi mutada.

Outra forma de gerar vantagem é utilizando recursos dos oponentes, para tal as criaturas Souvenir Snatcher, que captura artefatos não-criatura, e Mindleecher, permitem jogar cartas exiladas do topo do baralho dos oponentes.

Loading icon

Recursão e Tutores

Dentre as formas de recursão além das criaturas com mutação temos as mágicas Bala Ged Recovery, Malakir Rebirth e Athreos, Shroud-Veiled. Esse último foi adicionado para lidar com mágicas e habilidades que jogavam nossas criaturas para o exílio, e também como forma de gerar vantagem tomando o controle de criaturas de nossos oponentes.

Mythos of Brokkos é tanto uma recursão como também um tutor de permanentes. Outros tutores são Dig Up, ao conjurarmos com o custo alternativo, e Traverse the Ulvenwald que possui delírio.

Loading icon

Mutações

As criaturas de Ikoria apresentam inúmeras habilidades interessantes agindo como uma verdadeira toolbox, optei em classificar suas habilidades por categorias para facilitar a construção:

Amplificadoras — aquelas que incrementam seu poder ou de outras atuando como lords. Glowstone Recluse, Huntmaster Liger e Vulpikeet.

Loading icon

Recursoras — são mutações que interagem com o cemitério recuperando cartas para mão ou devolvendo para o campo de batalha. Necropanther, Boneyard Lurker, Brokkos, Apex of Forever, Nethroi, Apex of Death, Otrimi, the Ever-Playful.

Loading icon

Aceleradoras — algumas criaturas permitem geram vantagem ao mutarem, comprando cartas ou jogando cartas diretamente do baralho. Sea-Dasher Octopus, Migratory Greathorn, Parcelbeast, Auspicious Starrix, Dreamtail Heron.

Ad

Loading icon

Geradoras — criaturas que geram fichas ou ampliam recursos, leia pontos de vida. Majestic Auricorn, Trumpeting Gnarr e Cubwarden.

Loading icon

Interativas — as que interagem diretamente com os oponentes reduzindo recursos e controlando o board state. Dirge Bat, Gemrazer, Insatiable Hemophage, Cavern Whisperer, Pouncing Shoreshark, Souvenir Snatcher, Chittering Harvester, Mindleecher, Sawtusk Demolisher e Archipelagore.

Loading icon

Jogando com o baralho

A escolha de jogar com um grande número de aceleradores e redutores de custo foi para garantir a desenvoltura que hoje o Commander apresenta, mais dinâmico e interativo. Alchemist's Refuge e Tidal Barracuda permitem truques de combate incríveis mutando nossas criaturas durante o combate, interagindo fortemente e surpreendendo os oponentes. Centaur Omenreader permite turnos explosivos em combinação com cartas que permitam compras adicionais quando podemos jogar nossas criaturas com velocidade de instantânea.

Pensando nisso, nossa vitória ocorre baseada na força de nossas criaturas e nas interações geradas com as mutações. Ishai, Ojutai Dragonspeaker é uma opção viável para finalizar o jogo por dano de comandante sendo alvo de nossas mutações. Atuando como finalizadoras Auspicious Starrix e Archipelagore são nossas mutações mais poderosas, junto de Nethroi, Apex of Death, causando uma assimetria muito forte.

Loading icon

Interações

As nossas remoções têm nas criaturas sua grande força. Contudo, algumas mágicas foram adicionadas de forma complementar.

Sultai Charm tem grande versatilidade e alcança um grande espectro de alvos, artefatos, encantamentos, criaturas, ou ainda comprando cartas. Outra carta semelhante é Golgari Charm, que faz as vezes o papel de uma remoção global ou nos protege da maioria das remoções globais e remove encantamentos.

Mythos of Nethroi é uma versão Abzan de Beast Within, e Hagra Mauling é uma remoção de criaturas que também é um terreno, simples e eficiente.

Loading icon

Ampliando as proteções temos Asceticism que garante proteção a magia para todas as nossas criaturas e permite regenerar criaturas por meio de sua habilidade ativada, o que foi determinante para seleção do encantamento ao invés de Archetype of Endurance.

Ad

Sejiri Shelter é mais um dos terrenos de Zendikar, escolhido por sua versatilidade. Shalai, Voice of Plenty protege todas as nossas criaturas, exceto ela mesma e garante um incremento de poder com sua habilidade ativada.

Questing Beast impede que o dano de nossas criaturas seja prevenido, o que é excelente contra a habilidade proteção e contra Fog.

Loading icon

Updates

Esta construção foi criada baseada na minha pool de cartas e preferencias pessoais, logo, evitei as construções mais comuns de Nethroi, Apex of Death como o tribal de 0 ou ainda o Brokkos, Apex of Forever com infect, que aliás, são ótimos decks e recomendo para quem gosta desse tipo de mecânica.

Dentre as possíveis alterações sugiro a utilização de criaturas notavelmente poderosas como Atraxa, Praetors' Voice, Uro, Titan Of Nature’s Wrath e Blightsteel Colossus, ou outras menos conhecidas igualmente interessantes com Cephalid Constable, Mirri the Cursed e Essence of the Wild.

O mais importante do formato é a diversão mútua então, use a criatividade e ouse.

Conclusão

A mecânica de mutação abrange muitas possibilidades, sejam nas cores utilizadas como sans-red que optamos neste artigo, ou como 5 colors, temur, sultai, jeskai, simic, etc. Cada um atendendo um público específico, baseado nas suas shenanigans favoritas.

O formato tem mudado e evoluído sendo mais ágil e com cartas mais poderosas, nesse contexto, a habilidade de mutação permite melhorar suas criaturas favoritas e gerar novas e interessantes combinações.

Obrigado pela leitura e bons jogos! Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!