Magic: the Gathering

Review

Commander Deck Tech: Donal, Herald of Wings - Bounce House

, updated , Comment regular icon0 comments

A proposta de deck com Donal, Herald of Wings é de um Bounce House Budget, controlando o jogo enquanto desenvolve o board, utilizando o comandante para criar um swarm de criaturas.

Edit Article

Introdução

Donal, Herald of Wings era devoto do arcanjo Avacyn, mas perdeu sua fé e partiu em uma jornada espiritual. Nas profundezas das florestas encontrou sua paz. Este artigo dá sequência a temporada de Innistrad: Crimson Vowlink outside website.

Nosso baralho é um True Midrange adaptativo, que demonstra diferentes comportamentos dependendo da partida, indo de um Swarm até um Draw-Go. Busca gerar valor recursionando nossas criaturas do campo de batalha de volta para a mão, gerando valor com a habilidade do comandante.

Ad

O Comandante

““He sees a flicker of Avacyn’s grace in every wingbeat.””

- Donal, Herald of Wings

Donal se sentiu perdido quando sua adorada Avacyn traiu a humanidade e foi subsequentemente desfeita. Então partiu em uma peregrinação em busca de um significado existencial. Vários meses depois, após uma noite de sono em uma clareira na floresta, Donal foi acordado por uma sinfonia de pássaros, abrindo os olhos, ele se viu rodeado por pássaros físicos e espirituais e pela primeira vez desde a destruição de Avacyn, ele se sentiu em paz.

Desde aquele momento, ele decidiu viver entre os pássaros, em meio aos clamores melodiosos que lhe forneceram todo o sustento espiritual que lhe fazia tanta falta. Mais sobre as lendas de Innistrad pode ser lido na página da Wizardslink outside website.

Loading icon

Donal, Herald of Wings possui uma habilidade desencadeada que sempre que conjurarmos uma mágica de criatura não-lendária com voar, criamos uma cópia desta mágica, as cópias são espíritos e possuem poder e resistência 1/1. Este efeito só pode ser realizado uma vez por turno. Isso permite multiplicar o valor gerado por estas criaturas.

Loading icon

A Estratégia

““In the remote corners of Kessig, protection is found in secret powers unknown to the Church of Avacyn.””

- Ranger's Guile

Um bounce é um efeito ou mágica que devolve uma carta do campo de batalha para a mão de seu dono. Extrair valor destas jogadas é nossa principal ferramenta para desenvolver a partida. Portanto, a lista é focada em jogar Donal, Herald of Wings e criaturas pequenas sucessivas vezes de forma consistente.

A habilidade do nosso comandante de copiar as criaturas a cada turno e a habilidade de lampejo são a chave para a vitória. Para conceder lampejo contamos com Tidal Barracuda e Teferi, Mage of Zhalfir, no intuito de jogar criaturas nos turnos dos oponentes, alternando as jogadas entre criaturas que gerem alguma vantagem como Faerie Miscreant e Supreme Phantom, e para criaturas que dão bounce podemos citar Quickling como exemplo. A escassez de mana também é resolvida por meio de criaturas como Warden of Evos Isle e Peregrine Drake, recuperando o fôlego sempre que necessário.

Loading icon

Fontes de Mana

““After the Travails, Runechanters set about repairing twisted symbols of Avacyn as the first step in restoring faith in the Church.””

- Honored Heirloom

Jogando com apenas uma cor podemos utilizar quase que exclusivamente terrenos básicos, neste caso, as ilhas. Entretanto, para alcançar o objetivo de jogar em nosso turno e nos turnos dos oponentes é preciso suntuosas quantidades de mana.

Ao criarmos cópias de desviradores como Peregrine Drake e Cloud of Faeries somados a múltiplos redutores de custo neste baralho como Warden of Evos Isle, conseguimos gerar mana em grandes proporções, e ela pode ser utilizada para pagar custos variáveis ou alternativos, por isso o uso de pedras de mana como os artefatos Astral Cornucopia e Everflowing Chalice.

Ad

Loading icon

O uso de outros artefatos para aceleração de recursos também faz parte deste baralho, por isso, cartas como Sol Ring e Sky Diamond foram adicionadas.

Moonsilver Key é um tutor versátil, jogando bem em todos os momentos da partida. Já Ornithopter of Paradise possui voar e pode ser multiplicado por nosso comandante.

Loading icon

Vantagem em Cartas

““What has been looted can be restored. The church lives on within us.””

- Faithful Mending

Nossa estratégia de compras para este deck está ligada primariamente à vantagem em cartas por meio de combate. O uso de cartas com habilidades desencadeadas como Bident of Thassa garantem uma grande quantidade de compras a longo prazo.

Importante notar que as compras de Curiosity Crafter são obrigatórias, então esteja atento. Já Curse of Verbosity é uma forma eficiente de desviar atenção para ganhar tempo de forma a desenvolver a mesa e ainda comprar muitas cartas.

Loading icon

Buscando comprar fora do combate utilizamos alguns ETBs, tais como Mulldrifter uma vez que podemos utilizar seu efeito repetidas vezes ao devolver uma carta para mão e duplicar ou triplicar o efeito ao copiar o peixe com nosso comandante.

Faerie Miscreant ao ser copiada pela habilidade do comandante compra uma carta e a cada nova Faerie Miscreant se compra uma carta. Contamos com algumas mágicas pontuais para comprar cartas: Chart a Course dado a ofensividade e evasão é uma boa compra e Winged Words possui sinergia com nossas criaturas.

Loading icon

Jogamos com alguns tutores, dois deles na forma de criaturas: Drift of Phantasms é um tutor específico para o custo de mana três que contempla algumas de nossas cartas mais importantes e Dizzy Spell que visa buscar algumas cartas que permitem combos ou remoções.

Moonsilver Key funciona como tutor de artefatos ou terrenos. Muddle the Mixture além de uma remoção também é um tutor para custo igual a dois. Step Through e Vedalken Aethermage possui a habilidade Reciclar Mago, que permite buscar uma criatura do tipo mago no grimório e adicionar a mão.

Vale ressaltar que algumas das cartas mais importantes de nossa estratégia são do tipo mago.

Loading icon

Merfolk Windrobber realiza compras diretas quando os cemitérios dos oponentes chegam a oito ou mais cartas. Spectral Sailor tem uma habilidade ativada que permite comprar cartas, o que é especialmente relevante dadas as interações geradoras de mana.

Ad

Stream of Thought funciona como recursão em algumas partidas para recuperar cartas do cemitério. Outra forma de seleção de cartas é vidência por meio de Faerie Seer, que quando utilizada repetidas vezes gera uma aceleração importante.

Loading icon

Interações

““There was a time when the purpose of the church was to heal and protect. I would see that time return.””

- Chaplain's Blessing

Devolver criaturas para a mão é uma das mecânicas que faz parte da identidade do azul, seja para preservar recursos ou para atrasar oponentes. Ao escolher Donal, Herald of Wings como comandante temos de ter em mente que precisamos conjurar um número expressivo de criaturas.

Uma das melhores formas de fazer isso é devolvendo as criaturas jogadas para serem jogadas novamente. Sendo assim, selecionamos algumas criaturas de baixo custo que possuem a habilidade de devolver outras criaturas ao entrar em jogo.

Loading icon

Algumas interações são versáteis como Unsubstantiate, um bounce que pode devolver mágicas ou criaturas para mão do dono. Into the Roil e Blink of an Eye podem comprar uma carta ao devolver uma permanente não-terreno. Winds of Rebuke tritura duas cartas de todos os jogadores ao devolver uma permanente não-terreno.

Loading icon

As cartas Retraction Helix e Banishing Knack permitem que a criatura alvo devolva uma permanente não-terreno para mão do dono ao custo de virar, e esta habilidade dura até o final do turno. Ao interagirem com mágicas ou habilidades que desviram criaturas, podemos remover um grande número de alvos. Selecionamos Mirran Spy para esta tarefa, sempre que jogarmos uma mágica de artefato ele desvira uma criatura.

Loading icon

É importante ter respostas adequadas para os atritos, por isso, contamos com algumas remoções globais.

Spectral Deluge devolve para a mão dos oponentes todas as criaturas que tenham resistência menor que o número de ilhas sob nosso controle. Aetherize devolve todas as criaturas atacantes para as mãos do agressor. Escolhemos algumas remoções pontuais como Resculpt e Reality Shift que são excelentes formas de lidar com criaturas problemáticas.

Loading icon

Interações na forma de anulações são uma das características mais fortes da cor azul. Selecionamos algumas delas que tivessem custo de mana convertido igual ou inferior a dois: Familiar's Ruse que tem em seu custo adicional uma sinergia significativa com nossa estratégia ao devolver uma criatura sob nosso controle para mão do dono e Lofty Denial que tem sua eficiência ampliada ao controlarmos uma criatura com a habilidade de voar.

Loading icon

Ad

Algumas de nossas criaturas podem ser sacrificadas para anular mágicas. Mausoleum Wanderer anula a mágica instantânea ou feitiço a menos que seu controlador pague uma taxa igual a seu poder. Cerulean Drake anula mágicas que tenham seu controlador como alvo. Siren Stormtamer anula a mágica ou habilidade que visem uma de nossas criaturas ou nos tenha como alvo.

Rattlechains concede resistência à magia ao espírito alvo. Algumas auras também impedem que nossas criaturas sejam alvos de mágicas ou habilidade, tais como Alexi's Cloak e Mystic Veil que foram escolhidos pela possibilidade de serem jogados em velocidade instantânea.

Loading icon

Linhas de vitória

““We fight not for Avacyn, but for her ideals; not for the church, but for its people.””

- Thalia, Guardian of Thraben

Nossa estratégia principal consiste em controlar as ameaças de forma consistente enquanto desenvolvemos o jogo de maneira linear objetivando ter Donal, Herald of Wings no campo de batalha, além de uma forma de lampejo, um bounce recorrente e mais uma criatura. Por exemplo:

Donal, Herald of Wings + Teferi, Mage of Zhalfir + Shrieking Drake + Quaisquer criaturas.

Loading icon

Ao jogar Shrieking Drake e mais uma cópia dele, podemos devolver Shrieking Drake e uma criatura qualquer para mão, ampliando as vantagens a cada turno de acordo com o estado da mesa no momento. Twinning Staff gera uma cópia adicional sempre que a habilidade do nosso comandante for desencadeada, otimizando todas as criaturas jogadas.

Selecionamos um toolbox de criaturas para as mais diversas funções, como por exemplo comprar ou selecionar cartas, gerar mana ou anular mágicas. Algumas são formas de controlar a mesa e gerar ameaças.

Warkite Marauder retira todas as habilidades de uma criatura do jogador defensor e a torna uma 0/1. Dreamshackle Geist vira criaturas dos oponentes durante o combate ou as impede de desvirar na próxima fase de desvirar. Quando Nebelgast Herald ou um espírito entrar em jogo a criatura alvo é virada. Patrician Geist e Supreme Phantom ampliam o poder e resistência dos nossos espíritos tornando nossas fichas uma ameaça.

Loading icon
.

Uma ameaça sutil é Warden of Evos Isle reduzindo o custo de nossas criaturas em uma mana genérica o que permite conjurar mágicas de custo elevado como Mulldrifter e Peregrine Drake por apenas uma mana e algumas criaturas artefato podem até ser jogadas por zero. Uma revoada de Triskelavus por zero mana pode ser uma ameaça considerável.

Triskelavus é uma opção de finalizador fora de combate ao gerar tokens que podem ser sacrificados para gerar dano a qualquer alvo ao custo de uma mana. Criar mana em grandes quantidades é possível por interações com Peregrine Drake ou ainda mana infinita como veremos a seguir.

Ad

Mirran Spy é o motor de um combo baseado em Retraction Helix, sendo assim, podemos devolver uma de nossas pedras de mana ou ainda uma criatura artefato com custo reduzido a zero para mão e colocar novamente em jogo desencadeando Mirran Spy desvirando nossa criatura e repetindo isso indefinidamente. Dada a habilidade de nosso comandante podemos ter múltiplos Mirran Spy desvirando a criatura alvo de Retraction Helix podendo assim devolver qualquer número de permanentes não-terreno para as mão do dono ou desvirando qualquer número de criaturas.

Exemplo:

Mirran Spy + cópia de Mirran Spy + ( Retraction Helix ou Banishing Knack ) + artefato de custo zero + ( Cloud of Faeries ou Peregrine Drake ) + ( Coral Atoll ou Warden of Evos Isle ) = Mana Infinita

Loading icon

Temos várias outras opções de interações com Mirran Spy, seja para mana infinita desvirando Ornithopter of Paradise, seja para compra ilimitada com Skyscanner ou quaisquer outros efeitos de ETB de nossas criaturas.

Alternativamente, temos a opção de vitória utilizando o grande número de compras geradas para finalizar o jogo com Laboratory Maniac.

Upgrades

Priorizamos montar um deck com um orçamento restrito, porém, ele pode ser customizado de acordo com as escolhas de cada jogador. Trago abaixo algumas opções.

A primeira sugestão de adição é High Tide, uma mágica poderosa que dobra as manas geradas por nossas ilhas. Caged Sun é uma das minhas favoritas, pois além de dobrar a mana gerada por nossos terrenos, incrementa nossas criaturas.

Gravitational Shift também é muito forte e garante poder extra para as nossas criaturas. Equilibrium é uma opção para devolver nossas criaturas para a mão e controlar nossos oponentes. Strionic Resonator e Panharmonicon são boas opções para potencializar a habilidade do nosso comandante. Já Leyline of Anticipation garante lampejo para todas as nossas mágicas e pode ocasionalmente entrar por zero no primeiro turno.

Loading icon

Dentre as possíveis adições estão criaturas na linha de thief control como Sower of Temptation, que toma o controle de uma criatura ao entrar no jogo, Roil Elemental que funciona de forma semelhante ganhando o controle sempre que jogarmos um terreno e Thieving Skydiver que nos permite ganhar o controle dos artefatos dos nossos oponentes.

Loading icon

Conclusão

Donal, Herald of Wings é um comandante interessante em baralhos que buscam uma estratégia gradual, baseada em geração de valor e elementos de controle. Quem aprecia os jogos baseados em tempo ou que está familiarizado com o mono-blue flyers tem uma boa opção de entrada para o formato ou para diversão em mesas casuais.

Ad

Sugiro a leitura dos artigos sobre Innistrad: Crimson Vow

- Commander Deck Tech: Runo Stromkirklink outside website

- Commander Deck Tech: Olivia, Crimson Bride - Reanimatorlink outside website

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!