Magic: the Gathering

Review

Commander Deck Tech: Liara Portyr - Impulse Artifacts

, updated , Comment regular icon0 comments

A proposta de deck com a Comandante Liara Portyr é de um Boros artefatos, extraindo vantagem de sua habilidade que gera múltiplas compras impulsivas durante o combate e jogar as mágicas por zero.

Edit Article

Introdução

Na coleção Commander Legends: Batalha por Portal de Baldur, conheceremos mais da Costa da Espada seus heróis e vilões e organizações. Nossa Commander Liara Portyr lidera o Punho Flamejante.

Brasão e armas do Punho Flamejante
Brasão e armas do Punho Flamejante

O Punho Flamejante é uma organização de mercenários conhecidos por seus serviços militares prestados na guarda do Portal de Baldur e em toda a Costa da Espada. Eles foram uma das forças de combate mais poderosas de todos os Reinos, motivados principalmente pela glória da vitória e suas riquezas, embora tenham se posicionado ao lado da promoção da ordem em todos os Reinos, atuando como a guarda de elite das cidades.

Ad

Sobre Liara Portyr

Liara Portyr é uma comandante do alto escalão desta organização. Ela nasceu na tradicional e abastada Família Portyr de Baldur's Gate, sobrinha do Grão-Duque Dillard Portyr. Durante seu comando em Forte Beluarian, fez um acordo com os piratas de Jahaka Anchorage, garantindo grandes riquezas para ela e seus soldados, juntamente com uma passagem segura para os navios baldurianos.

Quando o Grão-Duque Ravengard ficou preso em Elturgard durante a descida da cidade para Avernus, Liara Portyr foi convocada de volta ao Portal de Baldur para liderar o Punho Flamejante.

Loading icon

A carta de Liara demonstra toda sua criatividade, experiência e bravura em batalha. Sempre que atacarmos um oponente damos um impulsive draw, ou seja, exilamos a carta do topo de nosso baralho e podemos jogá-la até o final do turno, e sempre que jogarmos uma carta vinda do exílio seu custo de mana é reduzido no mesmo número de oponentes atacados.

Ainda que tenhamos a primeira vista uma versão mais balanceada de Winota, Joiner of Forces, a carta Commander Liara Portyr traz a proposta diferenciada de comprar cartas adicionais, característica muito presente da cor azul, fato que a torna singular em sua proposta.

Sobre o deck

Loading icon

Buscando ampliar as possibilidades de utilização do baralho construímos esta versão, sendo legal tanto no Commander quanto em sua variante Pauper EDH.

Nosso objetivo é jogar a Commander Liara Portyr ainda nos primeiros turnos, e assim que ela entra no campo de batalha começa uma ofensiva rápida visando finalizar o jogo, atacando o maior número de oponentes para gerar vantagem ao conjurar cartas burlando seu custo de mana. Visando preservar nossas criaturas, em especial a comandante, adicionamos alguma evasão na forma de equipamentos e auras.

Loading icon

Extrair valor de jogadas ofensivas é nossa principal ferramenta para a vitória. Logo, a lista é focada em gerar o máximo de vantagem com Commander Liara Portyr avançando proativamente e desenvolvendo a mesa o mais rápido possível.

A habilidade da comandante de jogar cartas com custo reduzido é ótima para isso. Selecionamos criaturas que possuem custo de mana reduzido, em sua maioria ou igual ou inferior a Magic Symbol 3, que tivessem todo ou parte de seu custo em mana incolor.

A base de mana

Nossa base de mana foi composta em grande parte de terrenos básicos. Os poucos terrenos utilitários adicionados foram as cycling lands, com custo de ativação Magic Symbol 1, scry lands ou Campus de Strixhaven, os terrenos artefatos na identidade de cor Magic Symbol WMagic Symbol R e não menos importante Cave of Temptation.

Loading icon

Ad

Este baralho contempla um número expressivo de pedras de mana das quais um podem ser divididas entre as que são apenas geradoras ou filtros de mana.

Loading icon

E as pedras utilitárias que são pedras de mana com habilidades diversas, como por exemplo, Honored Heirloom que é um hate de cemitério e os icores que tem habilidades desencadeadas ao entrar ou ao sair do campo de batalha.

Loading icon

As pedras geradoras de compras adicionais, importantes em nossa identidade de cor Magic Symbol WMagic Symbol R .

Loading icon

Os mana dorks também estão presentes como criaturas artefato. O Goldhound, uma criatura tesouro, os clássicos Gold Myr e Iron Myr, além de Ornithopter of Paradise.

Contamos também com Foundry Inspector que é um redutor de custos para artefatos. Outro redutor de custos é o Starnheim Courser que, ainda que não seja uma criatura artefato, reduz o custo das mágicas de artefatos e encantamentos em Magic Symbol 1.

Loading icon

Nosso comandante é um redutor de custos poderoso, afinal estamos falando de uma redução de até Magic Symbol 3 manas no custo de nossas mágicas jogadas do exílio.

Interações

Interatividade é um dos parâmetros para definirmos o poder de um baralho de Commander. Tendo isso em vista, escolhemos um conjunto de interações proativas ou remoções onde podemos citar as pontuais Detainment Spell, Galvanic Blast, Abrade, entre as demais presentes nesse baralho as quais veremos a seguir.

As globais estão presentes com Krark-Clan Shaman e Rolling Thunder. Dentre estas também temos remoções especificas para o cemitério como Honored Heirloom, pontual, Relic of Progenitus, pontual e global.

Loading icon

Também contamos com remoções reativas como Red Elemental Blast, Benevolent Bodyguard, e Stave Off.

Loading icon

Vantagem em cartas

Junto dos artefatos de mana já citados, também utilizamos outras formas para comprar cartas. O artefato Pyrite Spellbomb além de uma remoção é uma compra pontual. O encantamento Sticky Fingers também garante uma compra caso a criatura encantada morra, ee Filigree Familiar funciona de igual maneira ao morrer, concedendo uma compra.

Loading icon

Quando falamos de vantagem em cartas, Commander Liara Portyr é incrível, pois é semelhante a ter um Arcanis the Omnipotent Boros na zona de comando. A carta Experimental Synthesizer é muito forte dada sua sinergia com a comandante uma vez que sua compra é impulsiva. Outras compras impulsivas são Reckless Impulse e Galvanic Relay, este segundo possuindo rajada.

Ad

A recuperação de recursos é uma boa forma de gerar vantagem, para isso os artefatos Myr Retriever, Workshop Assistant e a mágica Frantic Salvage.

Condições de vitória

Como a maioria dos baralhos Boros, nosso objetivo é reduzir os pontos de vida do oponente a zero. Isso pode ocorrer por meio de combate direto, que é um meio não tão incomum, uma vez que temos o nostálgico Atog, por meio de danos causados por efeitos, neste caso as criaturas Reckless Fireweaver e Witty Roastmaster. Ou ainda na sinergia entre Battered Golem e Viridian Longbow.

Finalizadores

Loading icon

Linhas de combo

Nosso combo é composto da interação das criaturas Myr Retriever + Workshop Assistant que ao serem sacrificados para gerar mana com Ashnod's Altar, na presença de um redutor de custo, permitem infinitos ETBs, storm ou mana infinita. Outra possibilidade é a substituição dos redutores por Dross Scorpion. Podendo finalizar também com Golem Foundry e infinitas fichas.

Loading icon

Versão EDH

Esta versão deseja seguir uma evolução natural do baralho proposto, trazendo mudanças na base de mana e adicionando artefatos poderosos. Traz uma linha de combo adicional mais consistente, baseada em Myr Turbine e Dross Scorpion.

Loading icon

O combo

Podemos pesquisar outras linhas de combo utilizando a página de pesquisa de combos da Cards Realm, aquilink outside website.

Conclusão

Commander Liara Portyr é uma comandante extremamente divertida, principalmente para aqueles que buscam uma estratégia gradual, baseada em geração de valor. A comandante tem a nova cara do Boros, o vermelho cada vez mais tem recebido impulsive draws e formas de condicionais de compra.

Acredito que ainda temos um longo caminho até o equilíbrio entre as identidades de cor, mas seja com um orçamento comedido ou sem limites, vem apresentando um jogo bastante sólido para mesas casuais.

As novas cartas de Commander Legends: Batalha por Portal de Baldur trazem antiga e poderosas mecânicas das quais devemos destacar myriad, que permite criar múltiplas fichas ao atacar, uma para cada oponente.

Um upgrade interessante é justamente incluir este ciclo de criaturas: Wyrm's Crossing Patrol, Tabaxi Toucaneers e Tiamat's Fanatics.

Sugiro a leitura dos artigos:

- Deck Tech Commander: Tasha, the Witch Queenlink outside website

Ad

- Pauper EDH: Novidades de Commander Legends: Battle for Baldur’s Gatelink outside website

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!