Magic: the Gathering

Review

Deck Tech Commander: Lord Xander, the Collector

, updated , Comment regular icon0 comments

Nossa proposta é utilizar as habilidades imensas de Lord Xander, the Collector em um jogo de Controle com subterfúgio e artimanhas dignas de um senhor do submundo.

Edit Article

Introdução

O anúncio dos Senhores do Crime das Ruas de Nova Capenna causou um grande alvoroço entre os jogadores de todos os formatos, ainda mais aos jogadores de Commander. Lord Xander, the Collector é um desses senhores do submundo e sua identidade de cor é Maestros (conhecida também como Grixis), e suas habilidades representam as mesmas três forças do fragmento de Alara correspondente: descarte, triturar e sacrifícios.

Seu custo extravagante é desafiador, quase um convite para todo tipo de subterfúgios - já que, uma vez em jogo, permite interações que desequilibram a partida drasticamente. Escolhemos jogar em uma vertente semelhante ao Cruel Control, jogando de forma reativa, exaurindo os recursos no início da partida e entrando com grandes ameaças no desenvolver da partida, momentos nos quais virar os terrenos no próprio turno deixa de causar maiores problemas e cartas de valor são determinantes para o final da partida.

Ad

Ideias Iniciais

Lord Xander no primeiro turno

Quando vislumbrei as possibilidades de partidas com Lord Xander, the Collector, me concentrei em resolver o problema “são sete manas das quais uma azul, uma vermelha e uma preta” e logo cheguei a solução simples: Command Beacon. Tendo este terreno na mão inicial ou tutores eficientes, é possível resolver este problema nos primeiros turnos da partida. Contudo, em uma partida de Alto Desempenho, ou Alto Nível, ocorreu: Lord Xander, the Collector no primeiro turno.

Loading icon

Logo começamos a conversar sobre aquela partida peculiar e perceber que há mais e mais maneiras de fazer isso, bastando jogar o comandante para mão, e logo aconteceu mão inicial com Netherborn Altar + mana rocks positivos e tínhamos isso possíveel no turno dois com Faithless Looting, Reanimate.

Não vencia imediatamente as partidas, mas deixava as coisas bem difíceis. Quanto mais afinado e otimizado baralho, o jogo ia ficando mais rápido e tedioso. Afinal, não queríamos uma partida competitiva, só nos divertir no final de semana. Desta nova motivação nasceu a lista que veremos a seguir.

A Lista Amigável

Loading icon

Para dimensionar o poder e a eficiência de seus baralhos de diferentes formatos, utilize a calculadora de nível de poderlink outside website — a lista a seguir teve seu poder ajustado para uma mesa de poder 7.

O Comandante

Maestros
Maestros

O conto “Homecoming", de Elise Kova, é o primeiro capítulo da lore de Nova Capenna, e descreve Lorde Xander como um fashionista ávido e cheio de requinte. Imediatamente me remeteu ao personagem de David Bowie em The Hunger, filme também estrelado por Catherine Deneuve e Susan Sarandon, onde temos vampiros elegantes e modernos.

Acompanhando as tendências através dos séculos, temos a informação que Lord Xander, the Collector vive desde antes da fundação da cidade. Residindo em seu luxuoso refúgio com uma vista privilegiada da cidade, no topo de um dos prédios imponentes de New Capenna em Park Heights, guarda as marcas de uma vida de violência e assassinatos. Seus aposentos contam com uma coleção de relíquias antigas. Um museu da história de Nova Capenna, os artefatos remanescentes de uma época que ele não lembra mais pelas distorções do tempo e das eternidades.

Loading icon

No jogo, Lord Xander, the Collector inspira o medo por suas habilidades desencadeadas em momentos distintos da partida. Quando entra no campo de batalha o oponente alvo descarta metade das cartas de sua mão — os efeitos de descarte preto geralmente estão ligados a um histórico de insanidade, ou como no caso de Nova Capenna, Coercion e Blackmail.

Sua segunda habilidade é desencadeada ao atacar e triturá metade do grimório do oponente defensor — a mecânica de triturar é ligada a perda de memória, desinformação e no contexto da coleção aos traumas e violência, como nas cartas Grisly Spectacle e Extractor Demon.

Ad

Sua última habilidade é desencadeada ao morrer, quando resolvida o oponente alvo destroi metade de suas permanentes não-terreno — as poucas cartas que temos na cor preta com este efeito são ligadas a tragédias de grandes proporções.

A estratégia

Nosso baralho foi construído com o objetivo de ser jogado como um controle, utilizando as cartas dos oponentes para gerar vantagem nos turnos iniciais através de reversões e copiando mágicas como formas de disrupção.

Contamos também com um pacote de criaturas geradoras de valor, seja por meio de compras ou por elementos de thief, capturando ameaças dos oponentes para desenvolver nossa mesa. Tutores diversos para selecionar respostas ou elementos proativos para nos levar a vitória.

As reanimações são parte importante das interações com nosso comandante, extraindo vantagem de suas habilidades. O uso de métodos alternativos de entrada no campo de batalha foi mantido utilizando Command Beacon e Netherborn Altar aliados a Purphoros, Bronze-blooded e Strefan, Maurer Progenitor.

Base de Mana

Os Terrenos

A construção da base de mana conta com um total de 34 terrenos utilizando um misto de taplands e terrenos utilitários, sejam eles filtros de mana ou terrenos capazes de gerar todas as cores da identidade do comandante.

Dentro da nossa estratégia, Command Beacon é essencial e Tolaria West foi incluso para ser seu tutor, ao invés do sempre útil Ash Barrens. Algumas fetchlands de Mirage foram escolhidas por permitir pegar terrenos de duas cores no intuito de corrigir a curva.

As storage lands permitem aproveitar a mana excedente nos turnos que não utilizamos respostas e acelerar mágicas mais importantes de altos custos. Definir a quantidade de terrenos é sempre um assunto delicado, por isso a Cards Realm desenvolveu um aplicativolink outside website para auxiliar nesta tarefa.

Loading icon

Aceleradores

Utilizamos um total de 12 peças de aceleradores entre pedras de mana, rituais e tutores de terrenos. Burnt Offering é excelente já que temos acesso ao vermelho combinado com criaturas reanimadas ou conjuradas pelo oponente gera uma quantidade expressiva de mana.

A utilização das mágicas de ramp dos oponentes é sempre um bom alvo para Split Decision ou mágicas de cópia. Reanimar alvos como Burnished Hart ou Solemn Simulacrum pode gerar situações engraçadas e muita mana extra. Assim como Tergrid, God of Fright, Fiend of the Shadows e Kheru Mind-Eater podem ser utilizados para jogar terrenos.

Loading icon

Ad

Vantagem em Cartas

Nossas opções de cartas para compra é variada entre seleção de cartas, tutores, compras e outras, totalizando mais de 20 cartas capazes de gerar alguma vantagem ou tempo.

Vamos agrupar as cartas de acordo com sua função. Cartas de adição de terrenos como Armillary Sphere e Gem of Becoming já foram citadas junto aos aceleradores. Podemos ver de forma semelhante cartas que adicionam o comandante para mão, como Netherborn Altar e Command Beacon, fundamentais em diferentes baralhos.

Compras

Escolhemos cartas capazes de gerar bastante vantagem com o desenvolver dos turnos mantendo nossa cadência de compras. Procuramos encontrar opções para substituir Dark Confidant e Phyrexian Arena. Embora Phyrexian Etchings seja uma das minhas opções favoritas, o custo de manutenção em mana preta foi um ponto a considerar, uma vez que jogamos com três cores.

Eye of Vecna roubava duas manas que faziam falta em uma estratégia disruptiva. A Gravelighter foi uma excelente adição de Kamigawa extremamente versátil age de forma a Solemn Simulacrum e Mulldrifter ao ser reanimada repetidas vezes.

Loading icon

Uma carta extra todos os turnos é uma vantagem imensa e para mantê-la contamos com os Les Trois Mousquetaires, Mindblade Render, Azra Oddsmaker e Florian, Voldaren Scion comprando cartas a cada combate e, na nossa versão do romance histórico de Alexandre Dumas, temos uma quarta personagem: Keen Duelist, nossa D'Artagnan.

As cartas Geth's Grimoire e Mask of Griselbrand tem poderosas interações com nosso comandante, gerando um número expressivo de compras. Outro fato a observar é que Mask of Griselbrand garante uma evasão importante e vínculo com a vida.

Tutores

O grupo dos tutores é composto por tutores genéricos e específicos, sendo os primeiros Beseech the Queen e Diabolic Tutor, os restantes são os transmutadores Clutch of the Undercity, Shred Memory e Tolaria West e o tutor de artefatos e terrenos Moonsilver Key.

Loading icon

Ladinos

Uma forma de gerar vantagem e exaurir os recursos de nossos oponentes é tomar o controle de suas permanentes e jogar suas mágicas.

Diversas criaturas permitem tomar cartas durante o combate e selecionamos alguns destes gatunos para nossa estratégia. As cartas Kheru Mind-Eater, Fiend of the Shadows e Tergrid, God of Fright tem poderosas aliadas em Gonti, Lord of Luxury e Etali, Primal Storm, sendo que estas permitem jogar mágicas dos oponentes.

Outra opção é utilizar as criaturas dos oponentes Zara, Renegade Recruiter e Rakshasa Debaser, que tomam criaturas durante o combate, e Spawnbroker oferece uma troca amigável.

Ad

Loading icon

Recursões

A grande maioria de nossas recursões são reanimações, ou seja, devolvem criaturas do cemitério para o campo de batalha.

As cartas Apprentice Necromancer e Feldon of the Third Path possuem uma sinergia muito afinada com nosso comandante, pois permitem utilizar todas as suas habilidades em um único turno.

Outra criatura interessante é Body Snatcher, que permite descartar nosso comandante da mão e reanimar em seguida quando aliado a um motor de sacrifício. Nezumi Graverobber muitas vezes passa despercebido pelos oponentes, contudo, quando realiza sua transformação, é uma carta de reanimação poderosa — e sua habilidade, embora tenha um custo elevado, tem velocidade de mágica instantânea e não possui quaisquer restrições.

Loading icon

Utilizamos algumas mágicas para devolver criaturas do cemitério para o campo de batalha, estas foram escolhidas baseadas em uma peculiaridade: exigir o sacrifício de uma criatura como parte de seus efeitos. Apenas duas delas fogem à regra, que são Persist e Grim Discovery. As demais permitem interações com o comandante ou tem múltiplos alvos agregando maior valor.

Loading icon

Interações

Interagir com os oponentes é vital em um baralho de controle, e grande parte das nossas interações são proativas e nosso comandante atende a todas elas, permitindo descartar, triturar e/ou sacrificar metade das permanentes de um jogador.

Tendo um espaço menor para interações disruptivas, muito do funcionamento do baralho lembra um tap-out. Já citados anteriormente, disponibilizamos um pequeno pacote de cópias e redirecionamentos. Sabendo disso, seguimos com as demais categorias.

Loading icon

Remoções

No grande grupo das remoções pontuais temos Noxious Gearhulk, capaz de lidar com ameaças e ganhar pontos de vida. A criaturinha Spawnbroker é extremamente interessante, uma vez que troca o controle de uma criatura por outra, sempre me lembra Gilded Drake, devido a surpresa que causa.

Mayhem Devil é uma remoção ótima dado que nosso comandante gera uma quantidade grande de sacrifícios. Já Feed the Swarm é uma carta importante uma vez que lida com criaturas e encantamentos, assim como Clutch of the Undercity que devolve um não terreno para mão do dono. A Makeshift Munitions é uma remoção pontual e um motor de sacrifício.

Loading icon

O subgrupo de sacrifícios tem Gravelighter, um dos melhores, além de Fleshbag Marauder, Barrin's Spite que coloca o oponente em uma situação interessante, onde deve escolher entre duas criaturas e remover as duas do campo de batalha. Assim também é a carta Far // Away que devolve uma criatura alvo para a mão do dono e o obriga a sacrificar outra.

Ad

Duas das maiores ameaças de nosso baralho são remoções por meio de sacrifícios, Cruel Ultimatum e Curse of the Cabal. As duas tem potencial para eliminar um dos oponentes do jogo. Entretanto, a bomba mais interessante é Curse of the Cabal, que pode ser suspensa e gerar uma tensão muito grande nos oponentes, uma vez que o jogador que for atingido sacrifica metade de suas permanentes.

Loading icon

Contamos com algumas remoções globais sendo duas delas proativas: Pyroclasm, que lida com uma grande quantidade de criaturas nos turnos iniciais e Reduce to Dreams, uma remoção global de encantamentos e artefatos na cor Azul. Outra global azul é Aetherize, que devolve todas as criaturas atacantes para as mãos de seus donos.

Loading icon

Uma vez que jogamos muitas cartas dos oponentes para o cemitério, seja por meio de sacrifícios, descartes ou triturando, precisamos lidar com o efeito colateral para não gerar vantagem para algum baralho específico.

Tergrid, God of Fright é a melhor neste quesito, uma vez que capturamos as cartas dos nossos oponentes. A criatura Nezumi Graverobber tem uma habilidade ativada que remove cartas dos cemitérios e, após evoluir, joga criaturas.

Syr Konrad, the Grim pune os oponentes mais uma vez ao causar danos para cada criatura que chega ao cemitério, ou ainda quando sai dele, tornando o velho cavaleiro sinérgico com toda nossa estratégia. As mágicas Shred Memory e Rakdos Charm são instantâneas que nos livram de uma quantidade considerável de cartas do cemitério.

Loading icon

Condições de vitória

Nossa condição primária de vitória são interações com nosso comandante. Para isso, contamos estratégias para burlar seus custos. A primeira e motivadora deste artigo é o uso de Command Beacon e Netherborn Altar para adicionar a nossa mão. Então temos as seguintes opções:

1. Jogar diretamente utilizando efeitos de cartas como Purphoros, Bronze-Blooded, Shifty Doppelganger e Strefan, Maurer Progenitor.

2. Descartar por meio de algum efeito como o de Desolate Lighthouse, por exemplo, e reanimar.

3. Jogar ele para o cemitério e criar cópias com Feldon of the Third Path.

Logo em seguida, sacrificar e repetir novamente.

Temos diversas mágicas que tem em seus custos o sacrifício de uma criatura ou ainda que obrigam um jogador a sacrificar. Contudo, os melhores resultados tem sido com Greater Gargadon e ocasionalmente com Curse of the Cabal.

A utilização de Burnt Offering permite turnos bem explosivos jogando o comandante e em seguida Cruel Ultimatum em uma sequência bem forte. Outra interação interessante usando Offering é combinado com Nighteyes the Desecrator, sacrificando e reanimando o comandante em rápida sucessão.

Ad

Conclusão

Lord Xander, the Collector é um dos comandantes Grixis mais fortes que temos no Magic, suas habilidades são imensas e não é difícil burlar seus custos. Logo temos margem para jogos bem desgostosos enfrentando ele e tediosos pilotando.

Em contrapartida, ao ser utilizado de forma mais casual, é uma bomba bem divertida e não houveram problemas com ele, e mais uma vez esbarramos na questão de expectativas em relação ao jogo. Já tivemos um artigo recente sobre issolink outside website.

Em Jogos em ambientes de maior poder ele demonstra ser um bom comandante. Não acredito que chegará ao cEDH em seu lugar de honra, mas isso não é impossível, afinal temos listas bem consistentes de outras criaturas grandes.

Upgrades possíveis

As primeiras sugestões são a utilização de cartas que permitam jogar o comandante diretamente da zona de comando, tais como Hellkite Courser e Geode Golem, que são cartas de fácil acesso e muito eficientes. Podemos também adicionar Sneak Attack. Para multiplicar os efeitos, boas opções são Lithoform Engine, Panharmonicon e Strionic Resonator.

Gosto demais de Choice of Damnations, que só foi retirada da lista para respeitar o budget. A carta Gisa, Glorious Resurrector serve para gerar mais vantagem com as habilidades do comandante, e nesta mesma linha temos It That Betrays e Dauthi Voidwalker. Bruvac the Grandiloquent ée interessante, fazendo com que o jogador triture todo o baralho. Linhas de blink com Deadeye Navigator e Fell Specter.

Indo para a linha mais otimizada, recomendo Sorin, Imperious Bloodlord e uma base de mana bem acelerada com mana rocks positivos e rituais, além de lootings com uma mana de custo e bons tutores.

Obrigado pela leitura e bons jogos! Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!