Magic: the Gathering

Review

Commander Budget - Gisa, Glorious Resurrector: a Imperatriz do Túmulo Vazio!

, updated , Comment regular icon0 comments

Este artigo trará uma lista budget baseada em punir e reanimar as criaturas dos oponentes com uma das novas comandantes da edição Innistrad: Midnight Hunt!

Edit Article

Introdução

Uma das estratégias mais fortes do Commander é a conhecida como Group Slug, que consiste em utilizar cartas que penalizam os oponentes por mágicas e jogadas ao longo da partida, visando esgotar os seus recursos.

A proposta de deck de Gisa, Glorious Resurrector é de um Group Slug baseado em sacrifícios, gerando grande valor com habilidades desencadeadas e assimetria com a comandante criando hordas de decompostos.

Este deck busca finalizar o jogo por meio do combate com os decompostos ou ainda com dano direto. Há uma linha de vitória alternativa através da interação entre Fraying Omnipotence e Warlock Class.

Ad

A Rainha Incontestada de Thraben

Gisa Cecani, a rainha incontestada de Thraben, é uma das mais poderosas Invocadoras de Carniçais do plano de Innistrad. Ela acredita que os mortos devem ressuscitar diretamente de seus túmulos, razão pela qual a maioria de suas criações mortas-vivas são carniçais. O talento e grandes habilidades de Gisa a tornam uma prima donna assoluta, ou seja, genial, temperamental, caprichosa e vaidosa, revelando uma visão ufanosa de si mesma e de sua importância, beirando a insanidade. Inquietante e bela, a Imperatriz do Túmulo Vazio, tem em seu irmão, Geralf, seu maior rival e companheiro de loucura.

“Meu querido irmão - (...) como você é o único irmão que tenho e a única pessoa remotamente inteligente o suficiente para entender meu gênio, suponho que você terá, infelizmente, de fazê-lo.(...) Sonho com algo digno de me opor!”

- Gisa and Geralf

Loading icon

Na coleção Innistrad: Midnight Hunt foi representada com a carta Gisa, Glorious Resurrector com uma habilidade formidável de recrutar as ameaças jogadas pelos oponentes. Toda vez que uma criatura de um oponente é enviada para o cemitério ela é exilada, na próxima manutenção é colocada no jogo sob seu controle e a criatura ganha decomposto.

Uma fonte de imenso valor caso permaneça alguns turnos no campo de batalha. A comandante Gisa, Glorious Resurrector é balanceada e divertida, diferente de sua sucessora Tergrid, God of Fright, Gisa é justa, mas ainda assim, muito forte. Sua história recente pode ser lida no conto The Dance of Undeathlink outside website.

Loading icon

A Noitada dos Carniçais

A estratégia de Gisa, Glorious Resurrector é baseada na remoção de criaturas dos oponentes para serem reanimadas no turno seguinte. O uso de remoções é parte importante do baralho e podem ser divididos em sacrifícios e destruições.

Para os sacrifícios as escolhas privilegiam o arquétipo de Group Slug afetando todos os jogadores, reduzindo assim os recursos de todos os oponentes de forma equivalente. Criaturas como Fleshbag Marauder são uma ótima opção em especial associado ao uso de potencializadores como Butcher of Malakir e Overseer of the Damned.

O grande sacrifício global fica por conta de Fraying Omnipotence, que por muitas vezes pode facilmente ser um finalizador. Dedicamos um conjunto de remoções a encantamentos Feed the Swarm, Mire in Misery, Pharika's Libation.

E para lidar com artefatos temos Introduction to Annihilation, que mostrou bons resultados; para tal anteriormente se utilizava Xenic Poltergeist. Remoções diretas são abundantes e visam ser eficientes contra o maior número de ameaças possíveis, incluindo criaturas indestrutíveis, nos valendo de marcadores negativos.

Loading icon

Ad

A Imperatriz do Túmulo Vazio

Desde o início, ao conhecer Gisa, Glorious Resurrector durante os spoilers de Innistrad: Midnight Hunt, a ideia foi de criar um baralho com muitos elementos de controle, já que a mecânica de decomposto me lembrava de meu primeiro baralho de Commander: Merieke Ri Berit.

As cartas Cold Storage e Synod Sanctum são opções ótimas para permanecer definitivamente com o controle das criaturas dos oponentes. Uma adição interessante, Nightmare Shepherd, enviaria para o exílio todas as minhas criaturas decompostas e substituiria por fichas, eliminando de forma permanente as criaturas dos oponentes.

Os baralhos de captura de permanentes sem a cor vermelha carecem de ímpeto, e para contornar isso, Minion Reflector gera cópias das criaturas ao entrarem no jogo e garante ímpeto a essas cópias, e a recente Crashing Drawbridge concede ímpeto a todas as criaturas.

Loading icon

Dada a necessidade da permanência de nossa comandante no campo de batalha, contamos com alguma proteção direta usando Gift of Doom, Swiftfoot Boots e Mirror Shield.

Loading icon

A Colheita da Invocadora de Carniçais

Baralhos punitivos tem como uma de suas características gerar assimetria, para isso contamos com um conjunto de cartas que vão gerar recursos toda vez que sacrificamos criaturas, nos dando uma vantagem em cartas em relação aos oponentes.

Criaturas como Priest of Forgotten Gods e Harvester of Souls são parte importante de nossa tática para compra de cartas. Woe Strider permite uma seleção de cartas importante por meio de vidência e Night Dealings tutora uma grande quantidade de cartas. Plumb the Forbidden, Promise of Power e Underworld Connections garantem compras diretas assim como Vampiric Rites.

Loading icon

O Renascimento do Cemitério do Terror

Uma forma eficiente de eliminar os oponentes é exaurindo outro recurso fundamental do jogo: os pontos de vida. Liability é um de meus cards favoritos neste baralho, pois ele tem eficiência dobrada, uma vez que as criaturas são enviadas ao cemitério do oponente sucessivas vezes. Syr Konrad, the Grim causa uma quantidade de dano relevante em um prazo muito curto, de forma semelhante, temos Dreadhound, uma versão mais justa do cavaleiro.

Loading icon

Os Reinos Sombrios

A reatividade diante das ameaças e os custos de ativação constantes demandam uma quantidade significativa de recursos, por isso este baralho conta com uma quantidade elevada de fontes de mana, dentre o uso de rituais e criaturas temos Blood Pet, Blood Vassal e Dark Ritual.

Ad

Dentre os artefatos geradores temos Leaden Myr, Ornithopter of Paradise, Everflowing Chalice, Springleaf Drum, Star Compass, Charcoal Diamond, Corrupted Grafstone e Prismatic Lens.

Complementando a base de mana contamos com terrenos que podem ser sacrificados para acelerar ou corrigir a curva Crystal Vein, Peat Bog, Ebon Stronghold. Além de alguns terrenos utilitários Cabal Pit, Barren Moor e Mortuary Mire.

Loading icon

Conclusão

Gisa, Glorious Resurrector é uma Comandante forte e ideal para baralhos budget e jogos casuais. Versátil, ela permite inúmeras construções temáticas ou livres, e o comum a todas é a diversão garantida.

Obrigado pela leitura e bons jogos! Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!