Magic: the Gathering

Review

Commander Deck Tech: Syr Carah, the Bold - Group Slug

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo falaremos de um Group Slug com Syr Carah, the Bold, uma opção versátil de comandante, capaz de surpreender com turnos explosivos, reduzindo a pó os pontos de vida de seus oponentes.

Edit Article

Trono de Eldraine foi uma coleção que causou um grande impacto em todos os formatos. São cartas lendárias desta coleção The Great Henge, Oko, Thief of Crowns, Korvold, Fae-Cursed King, Questing Beast, Rankle, Master of Pranks, Embercleave, Chulane, Teller of Tales, todas cartas de imenso potencial.

Um dos destaques é o ciclo dos cavaleiros, que são lendas incomuns com diferentes níveis de poder e aceitação, sendo o mais popular Syr Konrad, the Grim, e a mais poderosa Syr Carah, the Bold.

Ad

A cavaleira de Brasoreth é uma gigante adormecida, ou seja, um carta de um potencial imenso a ser descoberta. Suas particularidades tem sido testadas com maior empenho em jogos na comunidade do cEDH, buscando estruturar um baralho que permita desenvolver as suas habilidades ao máximo, tendo feito resultados interessantes em competições e sendo pouco explorada em mesas casuais.

Este artigo apresenta um Group Slug utilizando a habilidade de Syr Carah, the Bold para criar um poderoso card advantage e, na mesma medida, reduz um dos recursos principais de todos os jogadores os pontos de vida.

Sobre Syr Carah

Syr Carah, the Bold representa bem a audácia da cor vermelha Magic Symbol R, afinal, realizar um grande número de compras impulsivas gera imensa vantagem e tem grandes riscos, uma vez que, caso não consigamos jogar estas cartas, elas serão perdidas por toda a partida.

A coragem garante suas recompensas, turnos explosivos, criação de vastos recursos rapidamente ou ainda vencer a partida em uma surpreendente sequência de mágicas.

Loading icon

No livro Throne of Eldraine: The Wildered Quest não temos a participação direta de Syr Carah, ou qualquer dos cavaleiros campeões das cortes de Eldraine, somente a informação que os melhores cavaleiros foram enviados em uma busca do rei perdido junto dos irmãos Rowan e Will, The Royal Scions.

A Estratégia: Group Slug

Devido a sua habilidade, Syr Carah, the Bold é uma comandante versátil, que abrange um grande número de arquétipos diferentes baseados em mágicas — sendo o mais comum deles o Burn, que consiste em reduzir os pontos de vida dos oponentes rapidamente utilizando mágicas e habilidades,

Outros arquétipos que podem ser feitos são de Spellslinger, que é centrado em jogar o maior número de instantâneas e feitiços possível em rápida sucessão, e o Group Slug, que presa por causar uma grande redução de recursos a todos os jogadores de forma simétrica, o Spell Copy, que utiliza de mágicas e efeitos para duplicar os efeitos das magicas conjuradas. Temos também dois arquétipos baseados em criaturas, que são os Tesouros e o Dragões, ambos podendo ou não ser baseados em Dragon's Approach.

Vejamos nossa lista:

Loading icon

O motivo de escolher Group Slug, entre os diversos existentes, são as mágicas simétricas que tendem a ter um menor custo de mana, e o principal: uma compra adicional. Afinal, comprar quatro cartas sempre é melhor do que comprar três.

Syr Carah, the Bold permeia a coragem. Isto quer dizer que, ao causarmos dano aos nossos pontos de vida, também compramos uma carta, uma vez que seu texto diz claramente quando causar danos a um jogador.

Ainda que possamos classificar o baralho desta forma, optamos por uma abordagem mista e otimizada para não abrir mão de cartas excelentes como Fiery Confluence, que desencadeia até nove vezes em um jogo padrão, ou Delayed Blast Fireball, que quando jogada do exílio pela habilidade de nossa comandante causa 5 pontos de dano a todos os oponentes e criaturas controladas por eles, por apenas Magic Symbol 3 mana.

Ad

Pacotes do Deck

Geradores de Mana

Loading icon

Desde seu lançamento, Runaway Steam-Kin mudou de forma significativa as formas de gerar mana adicional nos baralhos vermelhos. Anterior a ele, tínhamos como principal criatura geradora de mana Treasonous Ogre, trocando pontos de vida por mana adicional.

Sua sucessora ampliou ainda mais a sua capacidade geradora, Birgi, God of Storytelling é bem menos exigente e igualmente eficiente, uma vez que sua mana é gerada a cada mágica, diferente do Steam-Kin que tem uma cadência de mana a cada três mágicas, mesmo que o resultado em mana gerada seja o mesmo.

Visando acompanhar as mudanças de design, temos Storm-Kiln Artist que tem mais uma mudança sutil ao gerar fichas de tesouro permitindo que a mana seja utilizada posteriormente. Também é uma opção mais acessível financeiramente, devido à raridade menor e seu custo de mana maior, compatível com as interações com as fichas, entretanto, vulnerável a hates de artefato.

Loading icon

Rituais

Nos turnos iniciais precisamos acelerar ao máximo a mana disponível e os rituais são perfeitos para isso, permitindo desenvolver o jogo rapidamente — seja jogando um número maior de pedras de mana, ou para entrar com nossa comandante mais cedo e gerar uma maior vantagem sobre os oponentes.

Rite of Flame e os demais rituais pequenos são ideais para isso. Quando avançamos o jogo, os rituais maiores corrigem nossa mana.

Seething Song e Mana Geyser permitem jogar um numero significativo de mágicas, já Geosurge é especifico para artefatos, o que neste baralho não é problema algum.

Loading icon

Mana Rocks

A maioria de nossos artefatos são dedicados a produção de mana adicional, que é o combustível para nossas mágicas.

Podemos dividir nossas pedras de mana em diferentes grupos de acordo com suas qualidades.

O primeiro grupo é composto pelas pedras capazes de gerar uma mana, seja ela colorida ou incolor, estas são nossas opções nos turnos iniciais.

Loading icon

Também para os turnos iniciais, são ideais o uso de tutores para localizar terrenos ou artefatos específicos. Para isso, temos entre as opções Expedition Map e Moonsilver Key.

Loading icon

Seguindo são as pedras capazes de gerar manas múltiplas, onde temos o clássico Sol Ring e as poderosas Basalt Monolith e Gilded Lotus. Neste ponto queremos mana complementar para nossos Mana Dorks.

Loading icon

O que seria dos spellslingers sem os redutores de custo de mana? Fundamentais no desenvolvimento do jogo, são responsáveis pela redução da curva de mana.

Ad

Por isso, utilizamos dois deles, capazes de reduzir o custo de nossas mágicas instantâneas e feitiços: Helm of Awakening e Cloud Key.

Loading icon

Uma forma alternativa de gerar mana com nossas big rocks é as desvirando, ou ainda copiando a habilidade de desvirar. Para isso temos as cartas Manifold Key, Voltaic Key e Rings of Brighthearth.

Loading icon

Dano Direto

A maior parte de nossas interações com os oponentes pode ser definida como dano direto, o famoso Burn.

Nossos efeitos são globais e visam atingir o maior número de alvos possíveis, incluindo nossas criaturas e pontos de vida. Seguindo a tendência dos baralhos Rakdos Magic Symbol BMagic Symbol R, aqui nossos pontos de vida são um recurso, e isso é verdadeiro a partir da habilidade de Syr Carah, the Bold.

Lembrando muito a estratégia dos Spellslingers, com a diferença que somos centrados em causar danos, nosso objetivo primário é jogar o maior número possível de mágicas e causar pequenos danos várias vezes, permitindo comprar cada vez mais cartas.

Loading icon

Ainda que parte de mágicas não consigam eliminar alvos voadores, lembre que se o jogador cai, as criaturas tombam junto.

Para reforçar os danos adicionamos Torbran, Thane of Red Fell e Guttersnipe gerando uma forte assimetria. Outra carta adicionada com este fim é Passionate Archaeologist, um encantamento que amplia as capacidades da comandante, fazendo ela causar danos adicionais e gerando ainda mais compras adicionais.

Loading icon

Compra de Cartas

Todas as mágicas de dano são compras potenciais no baralho quando Syr Carah, the Bold estiver presente no campo de batalha.

Dragon's Rage Channeler auxilia na seleção de compras, retirando alguma carta indesejada do topo do baralho, sendo preferida à Burning Prophet, não somente pelo custo de mana, mas pela vantagem gerada pelo vigiar, que ao jogar as cartas ao cemitério diminui a possibilidade de comprar aquela carta novamente após realizar um embaralhamento. Os requisitos de sua habilidade de delírio são facilmente alcançáveis, tendo assim resistências equivalentes.

Loading icon

Existem algumas cartas sempre presentes nos baralhos vermelhos que geram compras virtuais ao trocar as cartas da mão por novas cartas, são elas Faithless Looting, Magmatic Insight e Molten Psyche, sendo que este último gera uma vantagem real além do rummaging, uma vez que causa dano aos oponentes gerando até três cartas adicionais.

Ad

Past in Flames e Bonus Round dobram o valor de nossas mágicas, seja por jogarmos uma cópia, ou seja por possibilitar utilizar cada uma delas uma vez adicional.

Galvanic Relay mantem o nosso gás ao possibilitar um segundo turno explosivo caso o primeiro falhe por algum motivo.

Loading icon

Podemos utilizar nossos artefatos e terrenos em meio à sequência de mágicas para comprar cartas adicionais, ou ainda como forma de embaralhar o deck para substituir a carta do topo.

Condições de Vitória

O baralho é centrado em nossa comandante e sua habilidade é o motor de compra para nossa rajada de mágicas. Sendo ela nossa principal ameaça, é natural que sejamos alvo de nossos oponentes. Pensando nisso adicionamos Pyroblast e Red Elemental Blast, e para contornar encantamentos e permanentes Chaos Warp é sempre a melhor opção.

Outras interações diretas com o comandante podem ocorrer, em especial o dano de nossas próprias mágicas. Sword of War and Peace e Shield of the Realm foram adicionados para lidar com esta eventualidade.

O combo

O baralho conta com um combo de mana infinita que permite manter a mana elevada, em especial quando combinamos com um de nossos Mana Dorks para gerar mana vermelha, criando uma situação de jogo extremamente favorável e possivelmente finalizando a partida.

A interação notória entre Basalt Monolith + Rings of Brighthearth para gerar mana infinita é amplamente reconhecida no formato e funciona da seguinte forma:

1. Vire Basalt Monolith para adicionar Magic Symbol 3 manas para sua reserva de mana;

2. Desvire usando a própria habilidade do artefato;

3. Copie a habilidade de desvirar com a habilidade desencadeada de Rings of Brighthearth. Você irá começar a fazer Magic Symbol 6 manas usando Magic Symbol 5 (Magic Symbol 3 para desvirar e Magic Symbol 2 para copiar).

4. Continue repetindo para ter mana infinita.

Ao utilizar o combo, podemos finalizar o jogo com Rolling Thunder ou quaisquer mágicas de custo Magic Symbol X, ou alternativamente seguir jogando mágicas até vencer a partida.

Versões Alternativas

Seguem duas versões alternativas para complementar sua experiência.

Syr Carah PDH

Na primeira, temos uma versão Pauper, sendo voltada para mesas casuais ou para o formato PDH, focada em Burn.

Difere de nossa lista original tendo mais participação de criaturas para causar danos adicionais. Contamos também com um motor de Storm e ETBs infinitos com Brighthearth Banneret somado a Grinning Ignus, finalizando com Witty Roastmaster, Cinder Pyromancer ou Impact Tremors.

Loading icon

Versão EDH Otimizada

Nossa segunda versão melhora a base de mana do deck de EDH, adicionando mana rocks positivas, Jeska's Will, Neheb, the Eternal e Dockside Extortionist, geradores de mana extremamente eficientes.

A maior adição é a presença de Chromatic Orrery, que permite que paguemos mana colorida utilizando mana incolor, o que permite que as diferentes linhas de mana infinita sejam potencializadas.

Ad

Uma das linhas de combo é a utilização de Sensei's Divining Top e Mystic Forge, que permitem comprar todas as cartas do deck.

Loading icon

Considerações Finais

O Hall da Fama dos comandantes vermelhos vem mudando a cada coleção, a medida que a cor desenvolve novas e interessantes possibilidades dentro de sua identidade. A tribo dos Goblins permanece sendo a mais popular, tendo Krenko, Mob Boss como principal comandante vermelhor.

Contudo, os recentes Magda, Brazen Outlaw e Torbran, Thane of Red Fell disputam o segundo posto e a preferência, assim como os arquétipos de Artefatos e Burn. Syr Carah, the Bold entra em uma linha secundária onde encontramos Spellslingers, Groups Slugs e Chaos, onde temos excelentes e complexos comandantes.

Jogar com um Storm sem azul foi uma experiência rica, Syr Carah, the Bold entrou para lista de meus comandantes favoritos — uma vez que não existem dois jogos iguais com ela. Cadenciar corretamente as cartas jogadas do exílio é a parte mais desafiadora, e também a mais divertida. E, aos poucos, causar 120 pontos de dano em um único turno é muito gratificante.

Obrigado pela leitura e bons jogos!

Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!