Commander Deck Tech: Nicol Bolas - Suspend Control

Magic: the Gathering

Commander

Commander Deck Tech: Nicol Bolas - Suspend Control

12/11/21 Comment regular icon0 comments

A proposta de deck com Nicol Bolas é de um budget Control, baseado na mecânica de suspender, extraindo vantagem da passagem do tempo para jogar grandes mágicas.

Edit Article

Introdução

Nicol Bolas, o Dragão Ancião e tirano de mundos, é um dos seres mais antigos conhecidos. Dono de uma sabedoria milenar, seus planos transcendem as eras. Nosso baralho é um controle dedicado a explorar a passagem do tempo para realizar jogadas grandiosas.

O Comandante

Desde o princípio de

Magic: The Gathering

, a figura de Nicol Bolas é presente como um dos grandes antagonistas e em sua história recente teve um confronto épico com as sentinelas. Embate acompanhado por muitos fãs da lore, que motivou a construção de um deck que remetesse aos momentos áureos do dragão ancestral. Priorizamos montar um deck com o menor custo possível, porém, ele pode ser customizado de acordo com as escolhas de cada jogador.

Ad

Loading icon
Nicol Bolas é um

Battlecruiser

imenso com poder e resistência 7/7 e custo convertido de mana 8, com uma habilidade devastadora de descartar toda a mão do oponente ao qual causar dano.
Loading icon

A estratégia

Construímos uma lista atendendo ao pedido de um

Vorthos

que tinha dificuldade em construir um deck de Nicol Bolas baseado na passagem das eras. Para isso optamos por mecânicas que fossem baseadas na passagem do tempo, turnos.

Suspender

foi a que atendeu melhor a esta necessidade, pois contava com um bom suporte e mágicas grandiosas. Nos primeiros turnos, acelerar o jogo e corrigir a curva de mana são prioridade, assim como suspender nossas primeiras mágicas. Os cards dos Prismari - Rousing Refrain e Inspiring Refrain são excelentes aberturas, assim como Wheel of Fate. Necroplasm e Chronozoa são defesas importantes para gerar tempo. Chronozoa é especialmente forte em conjunto com Rift Elemental, já que os marcadores de tempo vão multiplicando a cada vez que Chronozoa for copiado.
Loading icon
Nos turnos finais encontramos nossa principal vantagem, onde as grandes criaturas são nossa principal ameaça junto de Stolen Identity, que ao criar cópias desencadeia Warstorm Surge, reduzindo a vida de nossos oponentes rapidamente ou ainda controlando a partida ao realizar cópias de Nicol Bolas. Outras vezes, é interessante a interação entre Grave Betrayal e Electropotence utilizando as criaturas dos nossos oponentes para controlar o board.
Loading icon

Fontes de mana

O uso de artefatos para aceleração neste baralho é parte importante, cartas como Lotus Bloom, Sol Ring e os Sinetes dão a cadência nos turnos iniciais.
Loading icon
Tutores de terrenos e pedras de mana também compõem nossa base de mana: Moonsilver Key, Armillary Sphere e Gem of Becoming são ótimos para corrigir as cores entre nossas fontes de mana.
Loading icon
As nossas grandes pedras de mana: Prismatic Geoscope, Empowered Autogenerator e Firemind Vessel geram manas coloridas, o que é relevante dada a alta devoção a diferentes cores que tem o nosso comandante. Nosso único redutor de custo é Thryx, the Sudden Storm que faz com que as nossas mágicas de custo 5 ou maior custem uma mana a menos e não possam ser anuladas.
Loading icon

Vantagem em cartas

Nossas compras diretas tem como grande destaque Inspiring Refrain, que compra cartas de forma recorrente. Outras compras semelhantes que dependem da passagem do tempo são Ancestral Vision e Aeon Chronicler. Dragonlord's Prerogative é uma compra de quatro cartas que não pode ser anulada caso controlemos um dragão quando é conjurada.

Ad

Loading icon
Alguns efeitos de roda compoem nossas compras, como Wheel of Fate que é jogada suspensa, Dragon Mage que realiza seu efeito sempre que causar dano de combate a um jogador e Midnight Clock, que é uma pedra de mana que funciona semelhante a um Timetwister em poucos turnos. Para seleção de cartas contamos com Sphinx of Uthuun e Fact or Fiction que permitem escolher entre pilhas de cartas.
Loading icon
Outra forma de gerar vantagem é jogando cartas diretamente do nosso grimório. Galvanoth permite que durante a manutenção olhemos a carta do topo do nosso deck e a jogamos caso ela seja uma mágica instantânea ou um feitiço. Etali, Primal Storm é ainda melhor pois conjura a carta do topo do grimório de cada jogador ao atacar. Aminatou's Augury permite exilar oito cartas do nosso grimório e jogar uma de cada tipo. Wild-Magic Sorcerer dá a habilidade de

cascata

para a primeira mágica jogada por nós do exílio a cada turno.
Loading icon
Recuperar mágicas é uma forma de gerar valor dobrado, portanto Efreet Flamepainter ao causar dano de combate pode conjurar mágicas instantâneas e feitiços do nosso cemitério sem pagar seus custos de mana. Scholar of the Lost Trove ao entrar no campo de batalha permite jogar uma mágica instantânea, feitiço ou artefato do nosso cemitério, sem pagar seu custo de mana. Wildfire Devils joga uma mágica escolhida aleatoriamente do nosso cemitério em todas as manutenções. Cauldron Dance é um truque de combate que joga criaturas da nossa mão e do cemitério para o campo de batalha.
Loading icon
Mais uma alternativa é jogar as mágicas dos nossos oponentes: Perplexing Chimera é uma criatura que permite roubar uma magia de um jogador oponente. Diluvian Primordial ao entrar no jogo, pega uma mágica do cemitério de cada oponente e nos permite jogar sem pagar seu custo. Grave Betrayal coloca em jogo sob nosso controle cada criatura que não controlamos que é colocada em um cemitério. Inevitable Betrayal permite jogar uma criatura à nossa escolha do baralho de um oponente.
Loading icon

Interações

A mágica Curse of the Cabal é uma mágica poderosa e política, que destrói metade das permanentes de um jogador quando for conjurada, qualquer jogador durante sua manutenção pode sacrificar uma permanente para colocar dois marcadores de tempo. Esta mágica sempre gera situações interessantes, afinal temos diversos efeitos que aceleram a remoção dos marcadores de tempo, então o

Doomsday Clock

está sempre correndo.

Ad

Seguindo nas globais temos Hex que destrói 6 criaturas e Aether Gale que devolve 6 permanentes para as mãos do dono. Tyrant of Discord causa uma destruição aleatória de permanentes que pode ser uma ou inúmeras. Necroplasm elimina rapidamente uma quantidade considerável de criaturas, destruindo ao final de cada turno todas as criaturas com custo de mana convertido igual ao número de marcadores nele.
Loading icon
Electropotence e Warstorm Surge utilizam o poder de nossas criaturas, o importante é que a criatura causa dano e não o encantamento, desencadeando a habilidade do nosso comandante ao entrar em jogo. Phthisis é uma remoção pontual que destrói uma criatura e causa dano ao seu controlador. Reality Strobe é uma mágica recorrente que devolve uma permanente para as mãos do dono. Far // Away devolve uma permanente e/ou faz um oponente sacrificar uma criatura.
Loading icon
Reduzir os recursos dos oponentes é uma das melhores formas de desenvolver um jogo até o late game. Detritivore destrói terrenos não-básicos a cada vez que um marcador de tempo é removido dele, atrasando bastante o desenvolvimento de baralhos multicoloridos. Thieving Amalgam manifesta a carta do topo do baralho de cada oponente sob nosso controle em suas respectivas manutenções. Crosis, the Purger obriga o jogador que sofrer dano de combate a descartar todas as cartas de uma determinada cor. Sudden Spoiling é uma forma interessante de resolver combos baseados em criaturas.
Loading icon

Suspender

Interações com marcadores de tempo são relevantes em nossa estratégia, e por isso o uso de magias como Clockspinning que permite adicionar ou remover marcadores são determinantes. Timecrafting permite adicionar ou remover X marcadores. Suspend é uma mágica versátil que exila uma criatura alvo e dá a habilidade de suspender e dois marcadores de tempo. Fury Charm é uma mágica modal onde podemos escolher entre destruir um artefato, remover marcadores de tempo ou conceder atropelar e +1/+1 para a criatura alvo.
Loading icon
Algumas criaturas possuem habilidades que interagem com marcadores, dentre estas, Jhoira of the Ghitu suspende qualquer carta pelo custo 2 com 4 marcadores de tempo, habilidade poderosa que desequilibra o jogo facilmente. Jhoira's Timebug adiciona ou remove marcadores de tempo ao ser virada. Shivan Sand-Mage possui habilidade desencadeada que acelera ou retarda a entrada das nossas cartas suspensas. Rift Elemental tem uma habilidade ativada que remove marcadores a cada utilização. Algumas criaturas grandes como Deep-Sea Kraken, Greater Gargadon e Nihilith possuem o custo de suspender e habilidades que permitem acelerar sua entrada no jogo.

Ad

Loading icon

Upgrades

Dentre as possíveis adições estão os planeswalkers Nicol Bolas, Nicol Bolas, the Ravager e Nicol Bolas, Dragon-God por seus baixos custos de mana e grandes habilidades, e entrando na linha de superfriends estão Ashiok, Dream Render e Narset, Parter of Veils que são fortes opções. Outra possibilidade é a adição de pingers como Fire Whip para causar danos diretos com Bolas. Indo em direção a um tema de descartes, Nicol Bolas, the Deceiver e Pain Magnification são muito bons nesse tema.

Conclusão

Entramos no ritmo das festas de final de ano e um baralho todo voltado para o mesão casual não é um pedido que vemos com frequência. Baralhos temáticos são desafiadores, em especial quando temos um orçamento restrito. Dentro do tema Nicol Bolas e passagem das Eras, trabalhar nesse deck foi recompensador. Diferente de outros momentos aqui o priorizado foi a

diversão

, ainda que não deixando de lado a consistência e outros aspectos do jogo. Sugiro a leitura dos artigos dentro das cores Grixis: - Commander Deck Tech: Olivia, Crimson Bride - Reanimatorlink outside website - Commander Deck Tech: Runo Stromkirk - Self-milllink outside website Obrigado pela leitura e bons jogos! Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!
Profile Main Image

Eduardo Silveira

Artista Visual e Mediador de Arte, apaixonado por Magic desde o lançamento de Miragem, construtor de decks alternativos.

Social Instagram Brands iconTwitter Brands icon

Profile imageSign in and join the conversation
User profile image

Be the first to comment

Deck Techs de Commander

Commander Budget - Gisa, Glorious Resurrector: a Imperatriz do Túmulo Vazio!

Commander Budget - Gisa, Glorious Resurrector: a Imperatriz do Túmulo Vazio!

Este artigo trará uma lista budget baseada em punir e reanimar as criaturas dos oponentes ...

Deck Tech Commander Budget - Old Stickfingers Storm

Deck Tech Commander Budget - Old Stickfingers Storm

Este artigo trará uma lista budget baseada em Storm e interações com o cemitério utilizand...

Budget Commander: Katilda, Dawnhart Prime - Humanos

Budget Commander: Katilda, Dawnhart Prime - Humanos

Conheça Katilda, Dawnhart Prime, um deck toolbox tribal baseado em humanos, utilizando a h...

Commander Deck Tech: Olivia, Crimson Bride - Reanimator

Commander Deck Tech: Olivia, Crimson Bride - Reanimator

A proposta de deck com Olivia, Crimson Bride é de um budget Reanimator baseado em Eldrazi,...

Commander Deck Tech: Runo Stromkirk - Self-mill

Commander Deck Tech: Runo Stromkirk - Self-mill

A proposta de deck com Runo Stromkirk é de um budget Self-mill, extraindo vantagem da habi...

Commander Deck Tech: Donal, Herald of Wings - Bounce House

Commander Deck Tech: Donal, Herald of Wings - Bounce House

A proposta de deck com Donal, Herald of Wings é de um Bounce House Budget, controlando o j...

Commander Deck Tech: Halana and Alena, Budget Partners

Commander Deck Tech: Halana and Alena, Budget Partners

A proposta de deck com Halana and Alena, Partners, é de um midrange agressivo, partindo da...

Commander Deck Tech: Nicol Bolas - Suspend Control

Commander Deck Tech: Nicol Bolas - Suspend Control

A proposta de deck com Nicol Bolas é de um budget Control, baseado na mecânica de suspende...

Commander Deck Tech: Neon Shirei, Shizo's Caretaker

Commander Deck Tech: Neon Shirei, Shizo's Caretaker

A proposta de deck com Shirei, Shizo's Caretaker é de um budget Control, baseado na habili...

Deck Tech Commander: Azami, Lady of Scrolls

Deck Tech Commander: Azami, Lady of Scrolls

Celebrando o retorno a Kamigawa, trazemos a proposta de deck Draw-Go clássico, com Azami, ...

Deck Tech Commander: Hokori, Dust Drinker - Stax

Deck Tech Commander: Hokori, Dust Drinker - Stax

Nossa proposta com Hokori, Dust Drinker é um deck de STAX que utiliza a privação de recurs...

Deck Tech Commander: Ikra & Ishai, Mutate Midrange

Deck Tech Commander: Ikra & Ishai, Mutate Midrange

A proposta neste deck adaptativo de comandantes parceiros Ishai, Ojutai Dragonspeaker e Ik...

Deck Tech Commander: Kenrith Cephalid Breakfest

Deck Tech Commander: Kenrith Cephalid Breakfest

Nossa proposta é construir um baralho de Cephalid Breakfast, centrado no combo de Cephalid...

Deck Tech Commander: Lord Xander, the Collector

Deck Tech Commander: Lord Xander, the Collector

Nossa proposta é utilizar as habilidades imensas de Lord Xander, the Collector em um jogo ...

Deck Tech Commander: Rocco, Cabaretti Caterer

Deck Tech Commander: Rocco, Cabaretti Caterer

Nossa proposta é construir um baralho de Rocco, Cabaretti Caterer, utilizando cartas comun...

Deck Tech Commander: Tasha, the Witch Queen

Deck Tech Commander: Tasha, the Witch Queen

Neste artigo discutiremos as possibilidades de Tasha, the Witch Queen, uma das personagens...

Commander Deck Tech: Liara Portyr - Impulse Artifacts

Commander Deck Tech: Liara Portyr - Impulse Artifacts

A proposta de deck com a Comandante Liara Portyr é de um Boros artefatos, extraindo vantag...

Commander Deck Tech: Syr Carah, the Bold - Group Slug

Commander Deck Tech: Syr Carah, the Bold - Group Slug

Neste artigo falaremos de um Group Slug com Syr Carah, the Bold, uma opção versátil de com...

Commander Deck Tech: Livaan, Cultist of Tiamat e Raised by Giants

Commander Deck Tech: Livaan, Cultist of Tiamat e Raised by Giants

Diretamente de Commander Legends: Battle for Baldur's Gate, temos um deck que traz para a ...

Reforçando o Precon Commander: Chaos Incarnate (Kardur, Doomscourge)

Reforçando o Precon Commander: Chaos Incarnate (Kardur, Doomscourge)

Conheça os detalhes da lista do pré-construído de Commander: Chaos Incarnate e como melhor...

Same Author

Reforçando o Precon Commander: Mishra's Burnished Banner

Mishra's Commander Upgrade

Reforçando o Precon Commander: Mishra's Burnished Banner

Análise do deck preconstruído "Mishra's Burnished Banner", comandado por Mishra, Eminent O...

Reforçando o Precon Commander: Urza's Iron Alliance (Urza, Chief Artificer)

Urza's Iron Alliance Upgrade

Reforçando o Precon Commander: Urza's Iron Alliance (Urza, Chief Artificer)

Uma análise do Precon de The Brothers' War: Urza's Iron Alliance, o baralho temático de ar...

Reforçando o Commander Precon: Token Triumph (Emmara, Soul of the Accord)

EDH Token Triumph Upgrade

Reforçando o Commander Precon: Token Triumph (Emmara, Soul of the Accord)

Uma análise do Starter Commander Deck: Token Triumph, desta vez o Selesnya Tokens comanda...

Reforçando o Precon Commander: Grave Danger (Gisa e Geralf)

Starter Deck Upgrade

Reforçando o Precon Commander: Grave Danger (Gisa e Geralf)

Uma análise do Starter Commander Deck: Grave Danger, um clássico baralho de Zumbis tendo c...

Deck Tech Commander: Marneus Calgar

Warhammer 40K Ultramarines

Deck Tech Commander: Marneus Calgar

Dando sequência às análises de Universes Beyond Warhammer 40,000, apresentamos uma sugestã...

As Lendas mais importantes da primeira década de Magic

Magic 30 Lendas e EDH

As Lendas mais importantes da primeira década de Magic

Magic estará começando sua celebração de 30 anos neste mês. Nesse artigo, visitaremos algu...

More from same author

Most read articles today

X
Hi