Magic: the Gathering

Review

Deck Tech Commander: Kenrith Cephalid Breakfest

, updated , Comment regular icon0 comments

Nossa proposta é construir um baralho de Cephalid Breakfast, centrado no combo de Cephalid Illusionist e Nomads en-Kor, para surpreender nossos oponentes usando formas alternativas de vitória.

Edit Article

Introdução

Cephalid Breakfast

Loading icon

O baralho conhecido como "Cephalid Breakfast" foi criado por Javier Dominguez para o Pro Tour Columbus 2005, tendo evoluído bem ao passar dos anos e continuando a brilhar no Legacy até os dias atuais.

Nossa proposta é construir um baralho orientado de baixo para cima, ou seja, baseado nas cartas que compõem a estratégia ao invés do comandante. Podemos ver mais sobre orientação e bases da construção de baralhos em outro artigolink outside website. Estamos centrados no combo de Cephalid Illusionist e Nomads en-Kor, que tritura todo o grimório, e passamos a ganhar o jogo por meio de fortes interações com o cemitério.

Ad

Cephalid Breakfast para o EDH

Loading icon

O Combo

A interação entre as cartas Cephalid Illusionist e Nomads en-Kor permite triturar três cartas a cada vez que ela ocorrer. Da seguinte forma:

1. Use a habilidade de Nomads en-Kor tendo como alvo Cephalid Illusionist.

(A habilidade de Nomads en-Kor pode ser utilizada mesmo sem qualquer dano.)

2. A habilidade de Cephalid Illusionist será desencadeada e você triturará 3 cartas.

3. Repita o processo até não ter cartas no baralho ou até quando desejar.

Você pode triturar todo o seu grimório desde que tenha essas duas criaturas no campo de batalha simultaneamente, esses efeitos possuem velocidade instantânea.

Cefálidas

Apenas algumas das cefálidas de Torment tem a habilidade desencadeada de triturar cartas, o que restringe nossa escolha a duas: Cephalid Aristocrat e Cephalid Illusionist.

Loading icon

Toda vez que uma dessas cefálidas se torna o alvo de uma mágica ou habilidade, seus efeitos colocam cartas de seu grimório em seu cemitério. Podemos utilizar as mais variadas formas de fazer isso.

en-Kor

A habilidade das criaturas en-Kor permite redirecionar o dano delas para outra criatura que você controla. Sua primeira aparição foi em Stronghold e representava seu forte senso de comunidade. Obteve destaque no White Weenie de Brian Hacker no World Championship de 1998 e tinha como objetivo salvar as criaturas mais frágeis redirecionando o dano para uma outra mais resistente que fosse capaz de suportar o dano.

Loading icon

Todas as criaturas com o nome en-Kor possuem essa habilidade, portanto podem ser utilizadas como peça do combo com as cefálidas. Optamos pelos Nomads en-Kor e Shaman en-Kor devido ao seu custo de mana. Uma possibilidade de criatura não en-Kor é Soltari Guerrillas, que curiosamente redireciona o dano que irá causar.

Não criaturas

Shuko era utilizado no baralho original como opção aos en-Kor por seu custo de mana {1} e seu equipar {0}. No Commander temos mais opções viáveis, como Lightning Greaves ou Umbral Mantle. Aqui substituímos o uso dos artefatos pela mágica Martyrdom, que concede a seguinte habilidade à criatura alvo "{0}: O próximo 1 ponto de dano que seria causado à criatura, planeswalker ou jogador alvo neste turno é causado a esta criatura".

Loading icon

Finalizadores

No baralho de origem de 2005 tínhamos como grande finalizador o combo Sutured Ghoul + Dragon Breath + Reanimate, exilando Krosan Cloudscraper e mais algumas criaturas, facilmente superava os 20 de dano com ímpeto. Naturalmente com o lançamento de Dread Return em 2006 e Narcomoeba em 2007 o baralho ganhava grande parte da consistência que mantém até os dias atuais, apresentando inúmeras possibilidades de finalização. Podemos consultar os diversos combos com Cephalid Illusionist na pesquisa de combos aquilink outside website.

Ad

Nossa versão

Splendid Reclamation
Splendid Reclamation

Uma vez que seu cemitério se torna o seu baralho, vamos ao próximo passo para vencer, que é trazer ao jogo Archelos, Lagoon Mystic com Dread Return, sacrificando Narcomoeba e outras criaturas para criar a nossa condição de vitória.

Loading icon

Archelos, Lagoon Mystic permite que ao utilizar Splendid Reclamation todos os terrenos em nosso cemitério entram no campo de batalha desvirados, sendo assim, poderemos gerar grandes quantidades de mana ou ativar habilidades dos mesmos.

1. Realizar o combo Cephalid Breakfast;

2. Reanimar Archelos, Lagoon Mystic;

3. Recapitular Mystic Retrieval tendo como alvo Splendid Reclamation;

4. Conjurar Splendid Reclamation;

5. Ativar a habilidade do terreno Maze's End e vencer o jogo.

O Comandante

Loading icon

O comandante foi escolhido baseado em alguns critérios:

1. Acesso as cores do combo e das condições de vitória.

2. Recursividade.

3. Capacidade de geração de valor e vantagem em cartas.

4. Um plano alternativo de vitória.

Kenrith, the Returned King foi escolhido por ser capaz de atingir todos os objetivos, sendo uma ferramenta auxiliar na estratégia principal e garantindo um meio alternativo de vitória. Suas muitas habilidades ativadas podem utilizar bem as grandes quantidades de mana geradas caso haja algum problema com o plano principal.

Para amplificar seu alcance durante o jogo e na finalização, adicionamos redutores de custo: Biomancer's Familiar e Zirda, the Dawnwaker — essa segunda afeta todas as habilidades ativadas incluindo os terrenos.

Vitória alternativa

Kenrith, the Returned King é utilizado como uma ferramenta de Thief / Control em combinação com Willbreaker, tomando o controle das criaturas dos oponentes e permitindo uma investida agressiva, uma vez que sua primeira habilidade concede ímpeto e atropelar. Outra forma de vitória acontece através de Approach of the Second Sun, associado à compra acelerada de cartas

Pacotes de cartas

Tendo as cartas-chave em mente e o comandante selecionado, seguem as cartas que escolhi para completar o baralho, baseadas em suas funções.

Aceleradores

Loading icon

Alcançar grandes quantidades de mana é importante dado que finalizamos o jogo quando temos nossas criaturas-chave e mais 7 manas disponíveis, ou ainda reanimando com a habilidade do comandante.

Terrenos

Utilizamos terrenos básicos aliados aos portões e tap tri-lands para compor nossa base de mana. Gateway Plaza é um portão de reserva para corrigir a curva e Maze's End que além de tutorar os portões é uma win-con.

Ad

Proteção

O pacote de proteções foi divido em truques de combates, interações ativas e responsivas:

Truques de combate

Loading icon

Archelos, Lagoon Mystic, ao virar as criaturas dos oponentes quando entram em jogo, é eficiente em atrasar os oponentes mais agressivos.

As demais criaturas podem ser classificadas em Fogs, truques de combate e barreiras, criando uma inter-relação interessante entre elas.

Interações Ativas

Loading icon

Efeitos de Silence são uma das melhores formas de lidar com uma possível ofensiva dos oponentes, aliado à remoções pontuais temos um pacote diversificado de maneiras de interagir com os oponentes.

Interações Responsivas

Loading icon

As famosas Counterspells. Nosso pacote de respostas, tenta criar um leque de possibilidades de interações para garantir que nossas condições de vitória sejam efetivas e desejamos atrapalhar os planos dos oponentes em momentos críticos.

Geração de recursos

Este baralho gera recursos lançando cartas para o cemitério, então, para o pacote principal de self-mill temos Cephalid Illusionist e Cephalid Aristocrat como principais representantes, embora outras cartas tambéem correspondam diretamente a esta classe.

Loading icon

Compras e Tutores

Loading icon

Optamos por um número menor de mágicas de compra direta para ter mais espaço para tutores e recursões diversas, entretanto, também utilizamos várias cartas de compras indiretas ou desencadeadas.

Recursões e Cemitério

As cartas Rootcoil Creeper e Pull from Eternity permitem recuperar cartas do exílio, algo que é extremamente importante em baralhos que lidam diretamente com o cemitério. Já Narcomoeba entra em jogo ao ser triturada.

Sacred Cat é uma opção de sacrifício para Cabal Therapy e Dread Return, cartas com Recapitular com custo na forma de sacrifício de criaturas.

Loading icon

Updates

A evolução natural é seguir para linhas ainda mais próximas do Legacy, que utiliza atualmente como forma de vitória Thassa's Oracle e Jace, Wielder of Mysteries, e explorando cartas como Paradigm Shift.

Ad

The Mimeoplasm é uma ótima adição caso explore uma linha de criaturas junto e Lord of Extinction ou Sewer Nemesis fundidos com Triskelion, são algumas sugestões.

A característica mais importante do formato é a diversão, use a criatividade e ouse. Tivemos uma deck techlink outside website sobre self-mill que pode ser enriquecedora.

Conclusão

Existem muitas motivações e formas diferentes de construir baralhos no Magic, e a possibilidade de mesclar estratégias de diferentes formatos é fascinante. O jogo tem uma vasta história e muitos baralhos famosos que vale a pena conhecer e explorar — o Commander está em evolução constante e desvendar o formato nos faz jogadores melhores.

Obrigado pela leitura e bons jogos! Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!